logo RCN
Geral

Eclipse Lunar; evento astronômico será visível em todo o brasil nesta terça (17)

  • Imagem Flávio Jota de Paula/Flickr - Eclipse Lunar; evento astronômico será visível em todo o brasil nesta terça (17)

Algumas pessoas podem enfrentar dificuldades para observar o fenômeno devido às queimadas

Um eclipse lunar parcial será visível em todo o Brasil nesta terça-feira (17). O fenômeno astronômico começará às 21h41min e atingirá seu pico por volta das 23h44min. O evento ocorre devido ao alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, e é o segundo eclipse lunar do ano.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, será possível visualizar o eclipse em todas as regiões do país. Durante o auge do eclipse, apenas 3,5% da superfície da Lua estará obscurecida.

Como observar 

Não é necessário equipamento especial para observar o eclipse lunar. Basta que a Lua esteja visível acima do horizonte e não esteja encoberta por nuvens. Para aqueles que desejam acompanhar o evento de forma virtual, o Observatório Nacional transmitirá o fenômeno em seu canal.

Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência do Observatório Nacional, destacou que, ao contrário dos eclipses solares, não há risco para a visão ao observar o eclipse lunar a olho nu. “A condição para ver o eclipse é que a Lua esteja visível e o céu esteja claro,” explicou Nascimento.

Devido às recentes queimadas que têm afetado diversas regiões do Brasil, alguns moradores podem enfrentar dificuldades para observar o fenômeno. Entre 1º e 15 de setembro, o Brasil registrou 1.783 focos de incêndio, uma média de 118 por dia, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Próximo evento astronômico

Após o eclipse lunar, os brasileiros poderão aguardar um eclipse anular do Sol, que ocorrerá em 2 de outubro. Este fenômeno será visível em algumas partes do país e é consequência do plano de órbita inclinado da Lua em relação à órbita da Terra. A proximidade dos dois eventos é uma consequência natural desse alinhamento.

Para o eclipse solar, é importante lembrar que observar o Sol diretamente pode causar danos permanentes à visão. Binóculos, telescópios e lentes não são recomendados sem filtros apropriados.

Por Redação RSC


SC tem melhora da qualidade do ar e céu azul pela primeira vez em quase uma semana Anterior

SC tem melhora da qualidade do ar e céu azul pela primeira vez em quase uma semana

SC bate novo recorde de vagas de emprego anunciadas pelo Sine Próximo

SC bate novo recorde de vagas de emprego anunciadas pelo Sine

Deixe seu comentário