Copa CERPALO 2026 movimenta região e termina com título do Alto Arroio
Ibiraquera Paddle Challenge: Imbituba sedia Desafio dos Remos na Lagoa de Ibiraquera
-
Imagem divulgação PMI - Ibiraquera Paddle Challenge: Imbituba sedia Desafio dos Remos na Lagoa de Ibiraquera
Evento contará com cerca de 200 atletas, disputando provas em diferentes categorias e modalidades. Confira o programa
Entre os dias 14 e 16 de março, Imbituba será sede de um dos maiores eventos de esportes náuticos de Santa Catarina. A primeira edição do “Ibiraquera Paddle Challenge – Desafio dos Remos” acontece na Lagoa de Ibiraquera, reunindo atletas, ações ambientais e culturais em uma celebração ao esporte e à sustentabilidade.
O festival marca o encerramento da temporada de verão e celebra o Dia Mundial da Água, fortalecendo a cidade como um dos principais destinos de turismo esportivo no estado.
Competição e modalidades
O evento contará com cerca de 200 atletas, disputando provas em diferentes categorias e modalidades, incluindo: canoa havaiana (OC6), stand-up paddle (SUP), caiaques, paddleboard, bateiras e canoas de um pau só.
Para incluir mais praticantes, haverá a prova Remo Livre, aberta a qualquer tipo de embarcação a remo. Os percursos variam entre 1 km e 11 km, seguindo as diretrizes da Confederação Brasileira de Va’a (CBVa’a), com categorias Open, Master (+40 anos) e Estreante.
Sustentabilidade e cultura
O Ibiraquera Paddle Challenge vai além do esporte, promovendo iniciativas ambientais e culturais. A programação inclui:
- 14h às 17h: Exposição do Projeto Caminho Marinho – Iniciativa voltada para a pesquisa e conservação das tartarugas marinhas no Sul do Brasil.
- 14h às 17h: Feira de Adoção de Cães e Gatos – Enfoque na adoção responsável e no bem estar dos animais – Centro de Bem Estar Animal.
- 14h: Limpeza da Lagoa da Barra de Ibiraquera – Ação prática de coleta de resíduos com foco na preservação da barra, com apoio da Superintendência de Resíduos Sólidos da Secretária de Infraestrutura – SEINF
- 15h: Talk Show Ambiental – Com participação de Emanuel Ramos Viquetti (Engenheiro Agrônomo da Epagri) e Stéphano Diniz Ridolfi (Chefe da APA da Baleia Franca/ICMBio), onde serão abordados temas relevantes sobre pesca, conservação e sustentabilidade.
Infraestrutura e segurança
Os competidores terão acesso a uma estrutura completa, com kits personalizados, hidratação e suporte técnico especializado. O uso de colete salva-vidas será obrigatório, e equipes de resgate estarão de prontidão para garantir a segurança dos participantes.
As inscrições estão abertas e há descontos para atletas que desejam competir em mais de uma modalidade. Interessados podem obter mais informações pelo telefone (48) 99102-4433 ou pelo e-mail ivanfloater@gmail.com.
Por Redação RSC, com informações PMI

Deixe seu comentário