logo RCN
Geral

1° dia de inverno: fim de El Niño torna estação de 2024 “incomum”

  • (Imagem Duda Indalêncio) - Fim de El Niño torna inverno de 2024 “incomum”

Chegada de La Niña, prevista para o final do inverno, impactará as condições meteorológicas de SC

O inverno chega oficialmente ao Hemisfério Sul às 17h51 desta quinta-feira (20). Este ano a população catarinense deve se preparar para uma estação com características climáticas um tanto incomuns devido ao fim do fenômeno El Niño no início de junho, que deu espaço a uma certa neutralidade. A chegada de La Niña, prevista para o final do inverno, impactará as condições meteorológicas de SC. 

Segundo a equipe de monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina, enquanto o litoral e áreas próximas poderão registrar índices de chuva acima da média, as regiões do Grande Oeste e Planalto Sul catarinense devem ter um índice abaixo da média histórica.

As temperaturas do inverno deste ano  devem ser mais amenas do que o habitual. Embora ainda sejam esperados episódios de frio intenso, com possibilidade de geadas e precipitação invernal, espera-se que esses eventos sejam menos frequentes ao longo da estação.

Apesar das condições previstas para chuva e temperaturas, ainda há possibilidade de eventos meteorológicos severos, como ciclones e frentes frias. Eventos que podem resultar em chuvas intensas e requerem uma atenção contínua e preparo adequado por parte da população.

O fim do El Niño e a chegada de La Niña

Segundo relatório da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos publicado no dia 13 de junho de 2024, nos últimos meses, as águas do oceano Pacífico equatorial vêm apresentando resfriamento, o que levou ao fim do fenômeno El Niño, evento que favoreceu os eventos de chuvas intensas registradas no Sul do Brasil nos últimos meses

Ao fim deste fenômeno, as águas do oceano Pacífico retornam à condição normal, ou seja, à neutralidade. Entretanto, a previsão climática indica a possibilidade de configuração de um evento de La Niña a partir do final do inverno.

Recomendações para a população

  • Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
  • Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
  • Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
  • Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
  • Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
  • Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
  • Fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
  • Fique atento a rachaduras em muros e paredes.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br.

Por Redação RSC com informações da Agência de Notícias SECOM


Senado aprova reformulação do ensino médio; confira as mudanças Anterior

Senado aprova reformulação do ensino médio; confira as mudanças

Auxílio para pessoas com transtorno mental é reajustado para R$ 755 Próximo

Auxílio para pessoas com transtorno mental é reajustado para R$ 755

Deixe seu comentário