logo RCN
Política

Lula desiste de vir para Santa Catarina após encontro de Milei com Bolsonaro

  • - Foto: Agência Brasil

Santa Catarina aguarda visita do presidente Lula ao Porto de Itajaí desde o fim de 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu de visitar Itajaí, em Santa Catarina, neste fim de semana, após o presidente argentino, Javier Milei, confirmar um encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro em Balneário Camboriú. O encontro entre Bolsonaro e Milei e a agenda de Lula ocorreriam quase ao mesmo tempo e em cidades próximas.

Além de Santa Catarina, Lula também cancelou uma visita a Goiânia, mantendo apenas viagens ao interior paulista. Nesta quinta-feira (4), ele irá a Campinas e Salto.

Políticos do PT em Santa Catarina afirmam que a presença de Milei e Bolsonaro em Balneário Camboriú, a 15 quilômetros de Itajaí, poderia gerar desgaste político e risco de hostilidade contra Lula. O presidente planejava visitar o Porto de Itajaí entre quinta-feira (4) e sábado (6), mas a agenda não foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência.

A Secom informou que não havia uma viagem agendada para Santa Catarina nesta semana, mas Lula tem interesse em visitar o estado futuramente. Segundo o deputado Pedro Uczai (PT-SC), é possível que Lula visite Santa Catarina no início de agosto para a inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis e a retomada das atividades do Porto de Itajaí.

Bolsonaro e Milei serão as principais atrações da “versão brasileira” da Conservative Political Action Conference (CPAC), que ocorrerá entre sábado e domingo. O evento também reunirá parlamentares do núcleo duro do bolsonarismo e o político radical José Antonio Kast.

Não está previsto um encontro bilateral entre Milei e Lula durante a estadia do presidente argentino no Brasil, o que pode ser considerado uma descortesia diplomática. Além de confirmar a presença no evento em Balneário Camboriú, Milei cancelou sua participação na reunião de chefes de Estado do Mercosul, marcada para a próxima segunda-feira (8), em Assunção, Paraguai.

Fonte: Jornal o Sul


Nova lei institui multa por uso de drogas em espaços públicos em SC Anterior

Nova lei institui multa por uso de drogas em espaços públicos em SC

Moraes mantém prisão preventiva de 'Fátima de Tubarão' por atos do 8 de janeiro Próximo

Moraes mantém prisão preventiva de 'Fátima de Tubarão' por atos do 8 de janeiro

Deixe seu comentário