Lula desiste de vir para Santa Catarina após encontro de Milei com Bolsonaro
-
- Foto: Agência Brasil
Santa Catarina aguarda visita do presidente Lula ao Porto de Itajaí desde o fim de 2023
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu de visitar Itajaí, em Santa Catarina, neste fim de semana, após o presidente argentino, Javier Milei, confirmar um encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro em Balneário Camboriú. O encontro entre Bolsonaro e Milei e a agenda de Lula ocorreriam quase ao mesmo tempo e em cidades próximas.
Além de Santa Catarina, Lula também cancelou uma visita a Goiânia, mantendo apenas viagens ao interior paulista. Nesta quinta-feira (4), ele irá a Campinas e Salto.
Políticos do PT em Santa Catarina afirmam que a presença de Milei e Bolsonaro em Balneário Camboriú, a 15 quilômetros de Itajaí, poderia gerar desgaste político e risco de hostilidade contra Lula. O presidente planejava visitar o Porto de Itajaí entre quinta-feira (4) e sábado (6), mas a agenda não foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência.
A Secom informou que não havia uma viagem agendada para Santa Catarina nesta semana, mas Lula tem interesse em visitar o estado futuramente. Segundo o deputado Pedro Uczai (PT-SC), é possível que Lula visite Santa Catarina no início de agosto para a inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis e a retomada das atividades do Porto de Itajaí.
Bolsonaro e Milei serão as principais atrações da “versão brasileira” da Conservative Political Action Conference (CPAC), que ocorrerá entre sábado e domingo. O evento também reunirá parlamentares do núcleo duro do bolsonarismo e o político radical José Antonio Kast.
Não está previsto um encontro bilateral entre Milei e Lula durante a estadia do presidente argentino no Brasil, o que pode ser considerado uma descortesia diplomática. Além de confirmar a presença no evento em Balneário Camboriú, Milei cancelou sua participação na reunião de chefes de Estado do Mercosul, marcada para a próxima segunda-feira (8), em Assunção, Paraguai.
Fonte: Jornal o Sul
Deixe seu comentário