logo RCN
Geral

1° Basílica catarinense; santuário de Içara celebra momento histórico

  • Imagem Diocese de Criciúma, Divulgação - 1° Basílica catarinense; santuário de Içara celebra momento histórico

O título de Basílica é concedido exclusivamente pelo Papa

A cidade de Içara celebra um marco histórico com a elevação do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus ao status de Basílica Menor, tornando-se a primeira Basílica de Santa Catarina. A solenidade de Elevação ocorreu no sábado (14), e foi conduzida pelo bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach, com a presença do reitor da Basílica, padre Antônio Vander da Silva, e do governador Jorginho Mello.

A cerimônia começou com uma procissão e hasteamento das bandeiras dos 27 municípios da Diocese de Criciúma, além das bandeiras de Santa Catarina, do Brasil e do Vaticano. Após a execução do hino nacional, as autoridades e o clero se dirigiram à entrada principal da Basílica, onde o governador Mello fez um pronunciamento destacando a importância do evento para o estado.

Dom Jacinto expressou a grande alegria e o significado espiritual da elevação, ressaltando que, apesar das limitações humanas em expressar a obra de Deus, a transformação do Santuário em Basílica representa um grande feito para Santa Catarina.


Durante a celebração, 12 casais padrinhos levaram velas até as cruzes de consagração, marcando o início do rito de elevação. A leitura do decreto assinado pelo Papa Francisco, datado de 17 de abril de 2024, oficializou o título de Basílica para o Santuário.

O padre Antônio Vander explicou que, enquanto paróquias e santuários podem ser criados ou elevados por bispos, o título de Basílica é concedido exclusivamente pelo Papa. Esta é a primeira vez que um templo em Santa Catarina recebe tal honra, que simboliza uma importância especial para a vida litúrgica e pastoral da diocese.

Com a nova designação, o brasão do Vaticano será incluído em locais significativos da Basílica, como na porta de entrada e na cadeira principal do altar. Este reconhecimento coloca o Santuário do Sagrado Coração de Jesus como um centro de importância especial para a Igreja, refletindo seu papel significativo na comunidade e na vida espiritual dos fiéis.

A transformação do Santuário em Basílica Menor destaca a relevância da devoção e da fé na região, atraindo mais visitantes e celebrantes em busca de espiritualidade e reflexão.

Por Redação RSC

Confira o cronograma semanal de obras na BR-101 Sul Anterior

Confira o cronograma semanal de obras na BR-101 Sul

Exportações de SC atingem US$ 942 milhões em agosto Próximo

Exportações de SC atingem US$ 942 milhões em agosto

Deixe seu comentário