Familiar de detento imbitubense denuncia situação de humilhação em Presídio Regional de Tubarão
Alta demanda de atendimentos sobrecarrega Hospital São Camilo em Imbituba
-
Imagem RSC Portal - Alta demanda de atendimentos sobrecarrega Hospital São Camilo em Imbituba
Hospital realiza entre 190 e 200 atendimentos diários, totalizando cerca de 5.700 por mês
Na terça-feira (24), o programa Espaço Aberto da Rádio 89 esteve com Michael Marques, responsável pelo setor de Qualidade do Hospital São Camilo de Imbituba. O objetivo da entrevista foi esclarecer dúvidas e responder a reclamações de ouvintes sobre a capacidade de atendimento da instituição. O profissional falou sobre as preocupações quanto ao número de funcionários diante da crescente demanda por serviços.
Marques afirmou que o quadro de funcionários é suficiente, mas a elevada quantidade de atendimentos diários causa episódios de espera. “Hoje, até as 7h, já atendemos mais de 50 pacientes na emergência, sobrecarregando nossa equipe de dois médicos e três técnicos de enfermagem”, explicou. Ele ressaltou que, embora o Conselho Regional de Medicina (CRM) recomende um tempo médio de 15 minutos por consulta, a equipe se esforça para atender o máximo possível de pacientes.
A maioria dos atendimentos, segundo Michael, se refere a casos de menor gravidade (classificação azul e verde), que poderiam ser direcionados a unidades de saúde básica. “Muitos desses pacientes poderiam receber atendimento em outras unidades, mas preferem vir ao hospital por causa da agilidade nos exames e atendimentos”, destacou.
O profissional também mencionou que o hospital realiza entre 190 e 200 atendimentos diários, totalizando cerca de 5.700 por mês. Ele explicou que essa demanda é exacerbada pela falta de estrutura nas unidades de saúde municipais, que frequentemente encaminham pacientes ao São Camilo para consultas e exames mais complexos.
O hospital, que oferece tomografias e exames laboratoriais 24 horas, se firmou como um polo de referência na região, aumentando a pressão sobre o pronto-socorro. Marques encerrou a entrevista enfatizando o compromisso do hospital em continuar recebendo pacientes, apesar dos desafios que vem enfrentando.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário