logo RCN
Geral

Fenômeno astronômico: maior superlua do ano poderá ser vista nesta quinta-feira (17)

  • Imagem Eduardo Valente / Secom - Fenômeno astronômico: maior superlua do ano poderá ser vista nesta quinta-feira (17)

Observadores poderão notar uma lua mais brilhante que o normal, visível em todas as regiões do mundo

Hoje, 17 de outubro, os amantes da astronomia têm um motivo especial para olhar para o céu: é dia de superlua. O satélite natural da Terra parecerá maior e mais brilhante, pois estará no perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita, a aproximadamente 357.364 quilômetros de distância. Para comparação, a média de distância da Lua à Terra é de cerca de 384.400 quilômetros.

O fenômeno da superlua ocorre quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, iluminando 100% da face visível do satélite. Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante que o normal, visível em todas as regiões do mundo, desde que as condições climáticas permitam.

A superlua de hoje será a mais próxima da Terra em 2024, com a próxima prevista para 15 de novembro, quando estará a cerca de 361.867 quilômetros de distância. Para aqueles que desejam apreciar este espetáculo natural, recomenda-se buscar locais afastados dos centros urbanos, onde a visualização é mais impressionante. 

Perigeu 

A astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, esclarece que o termo "superlua", embora amplamente utilizado, não possui uma base científica rigorosa. Ele foi introduzido em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle, que definiu a superlua como uma lua cheia ocorrendo quando a Lua está no perigeu ou até 90% próxima dele.

De acordo com Nascimento, a superlua pode se manifestar durante a fase cheia ou nova e pode ocorrer de uma a seis vezes por ano. Como a órbita da Lua é elíptica, sua distância em relação à Terra varia, com o perigeu sendo o ponto mais próximo e o apogeu, o mais distante.

Nascimento ressalta que todas as luas cheias nascem no horizonte leste ao pôr do sol (a oeste) e desaparecem no oeste ao nascer do sol, garantindo que sejam visíveis durante toda a noite.

Por Redação RSC

Câmara de Garopaba aprova projeto de lei para novo centro de eventos e aceleração de startups Anterior

Câmara de Garopaba aprova projeto de lei para novo centro de eventos e aceleração de startups

IFSC abre Processo Seletivo com 77 vagas para professores em 2024: Confira as oportunidades Próximo

IFSC abre Processo Seletivo com 77 vagas para professores em 2024: Confira as oportunidades

Deixe seu comentário