logo RCN
Geral

Primeiro suicídio assistido em cápsula acaba em prisões

  • Imagem divulgação/Exit International - Primeiro suicídio assistido em cápsula acaba em prisões

Participantes são acusados de "induzir, auxiliar e instigar suicídio"

As autoridades suíças prenderam várias pessoas após o uso pela primeira vez da cápsula suicida "Sarco", uma inovadora máquina projetada para permitir que seu ocupante cometa suicídio de forma assistida. O incidente ocorreu na segunda-feira (24) em Merishausen, uma localidade no cantão de Schaffhausen, próximo à fronteira com a Alemanha.

Promotores locais abriram processos criminais, acusando os envolvidos de "induzir, auxiliar e instigar suicídio". Entre os detidos estão Florian Willet, copresidente do grupo The Last Resort, e um jornalista holandês, além de dois suíços. O grupo afirmou que a falecida, uma mulher americana de 64 anos com um sistema imunológico comprometido, havia passado por avaliações psiquiátricas antes de sua morte.

A cápsula, projetada pelo defensor da eutanásia australiano Philip Nitschke, utiliza gás nitrogênio para causar a morte ao reduzir a quantidade de oxigênio disponível. Embora o suicídio assistido seja legal na Suíça, a ministra da saúde, Elisabeth Baume-Schneider, afirmou que o uso do "Sarco" não atende aos requisitos legais de segurança do produto.

Este caso gerou ampla discussão sobre a ética e a legalidade do uso de tecnologias inovadoras para a eutanásia, refletindo a crescente controvérsia sobre o tema na sociedade contemporânea.

Por Redação RSC, com informações da CNN


Garopaba: inscrições para curso de guarda-vidas civil voluntário encerram nesta quinta-feira (26) Anterior

Garopaba: inscrições para curso de guarda-vidas civil voluntário encerram nesta quinta-feira (26)

Garopaba: formatura marca 10 anos de oferta de cursos EJA no IFSC Próximo

Garopaba: formatura marca 10 anos de oferta de cursos EJA no IFSC

Deixe seu comentário