logo RCN
Geral

Trump retira EUA do Conselho de Direitos Humanos da ONU

  • Imagem ANGELA WEISS / AFP - Trump retira EUA do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Segundo Trump, tem sido utilizado como "órgão de proteção para países que cometem violações graves"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma série de decretos nesta terça-feira (5) retirando o país do Conselho de Direitos Humanos da ONU, acusando a organização de ter um viés anti-Israel. Criado em 2006, o Conselho tem como objetivo promover e proteger os direitos humanos globalmente, mas, segundo Trump, tem sido utilizado como "órgão de proteção para países que cometem violações graves". Ele também criticou a forma como o Conselho foca em Israel de maneira "injusta e desproporcional".

Além disso, o decreto prolonga a suspensão do financiamento dos EUA à Agência da ONU para Refugiados Palestinos (UNRWA), uma medida que reforça a postura do presidente em relação ao conflito israelo-palestino. 

A decisão é vista como um novo capítulo na política externa de Trump, marcada pela ênfase na abordagem "América Primeiro". O presidente também mencionou a possibilidade de revisar a participação dos EUA em outras organizações internacionais, como a Unesco, de modo a avaliar aqueles tratados que possam ser considerados "radicais ou antiamericanos".

O impacto desta decisão vai além do Conselho de Direitos Humanos. Os EUA agora consolidam sua postura de distanciamento de organismos multilaterais que, na visão do governo americano, não atendem aos seus interesses. Além disso, o congelamento do financiamento à UNRWA, que já durava desde a gestão Biden, será prorrogado por tempo indefinido.

Essa movimentação também ocorre em meio a tensões crescentes no Oriente Médio, especialmente com a guerra em Gaza. Durante a assinatura dos decretos, Trump reforçou sua proposta polêmica de retirar os palestinos de Gaza, uma ideia que gerou críticas de diversas organizações de direitos humanos.

A medida reflete uma aproximação ainda maior entre os EUA e Israel, fortalecendo uma aliança que já havia sido consolidada durante o primeiro mandato de Trump.

Por Redação RSC, com informações O Globo

Cerpalo renova frota de veículos e prevê economia significativa Anterior

Cerpalo renova frota de veículos e prevê economia significativa

Inscrições para o FIES 2025 já estão abertas Próximo

Inscrições para o FIES 2025 já estão abertas

Deixe seu comentário