logo RCN

Carnaval de Garopaba reúne mais de 130 mil foliões do Norte ao Sul do município

  • - Foto: divulgação PMG

Milhares de pessoas participaram dos cinco dias de folia, que proporcionou atrações para todas as idades, e em diferentes comunidades da cidade.

Confete para o alto. Cabelo colorido. Fantasias e sorrisos para todos os lados. Depois de dois anos sem uma das festas mais culturais da cidade, o Carnaval de Garopaba retornou às ruas e deixou memórias nos corações de milhares de foliões. E não teve tempo ruim. Em meio à chuva e ao calor, o município recebeu cerca de 130 mil foliões, ao longo dos cinco dias de evento. "Foram noites de alegria, de respeito e de muitas atrações. Teve muita diversão para todas as idades, e não tivemos nenhum contratempo que atrapalhou o brilho das comemorações. Nosso objetivo era fazer um carnaval para a comunidade e, assim, fizemos", revela o secretário de Turismo, Esporte e Desenvolvimento, Sérgio Lima. 


Com um investimento de R$ 504 mil, a maratona de festa iniciou na sexta-feira (17), mas o povo estava ansioso pelo sábado (18), quando os bloquinhos das comunidades e famílias garopabenses desfilaram pelas ruas da região Central de Garopaba. Quem prestigiou, viu de perto o trio elétrico, a purpurina no rosto e até o carro alegórico improvisado. “Foi uma confraternização cultural, entre bairros e grupos diversos da nossa cidade. É que o Carnaval tem uma dinâmica diferente. As pessoas têm outra disposição, estão fantasiadas. É outra energia", destaca a diretora de Cultura, Camila Rozette, e o diretor de Mídias e Eventos, Ailton de Souza. E é aí que a criatividade ganha holofote. Teve fantasia de fantasma, batman, super-homem, avatar, entre outras ideias que despertaram a atenção de quem às margens assistia. 

CarnaKids 

No domingo (19) foi a vez da garotada se divertir à beça no CarnaKids, realizado no Centro Histórico. O spray de neve artificial coloriu de branco os cabelos, a pele, e as barrigas que carregam no ventre futuros foliões. O evento foi repleto de brincadeiras, cores e música infantil. A Cia Atitude promoveu brincadeiras, palhaçaria, dança e pintura artística. "Criamos um espaço leve e seguro, em que pais e filhos puderam aproveitar com muita diversão. E o mais importante é lembrar que tudo isso gerou novas memórias afetivas", pontua a diretora da companhia, Agna Muller. Junto com outros bailarinos, ela também fez parte da comissão de frente Cia Garopaba Atitude, que, naquele domingo,  desfilou nas ruas do centro com o bloco "Vai Quem Quer". 

Descentralização & Diversão 

A maratona de folia seguiu e, na segunda-feira (20), a descentralização da diversão ganha destaque. Do Norte ao Sul de Garopaba, havia opção de evento carnavalesco, com estrutura de tendas, banheiros químicos e seguranças. Segundo o balanço da Secretaria de Turismo, Esporte e Desenvolvimento, a festa na Praia do Ouvidor reuniu cerca de 500 foliões das famílias da própria comunidade. Já o 33º "CarnaGamboa" teve direito a desfile com trio elétrico com o bloco da comunidade "Vai ou Racha", onde mesmo com chuva quase 5 mil foliões reuniram-se na praia da Gamboa. Enquanto isso, na Praia Central, centenas de moradores de Garopaba e turistas aproveitaram uma folia com muito sertanejo. 

Praia da Ferrugem 

De sexta (17) a segunda-feira (20) a Praia da Ferrugem, no bairro Capão, foi o "point" da juventude. Estimativa-se que, por noite, entre 20 e 25 mil foliões curtiram o carnaval de rua. A maioria visitantes de diferentes lugares de Santa Catarina, do Brasil e de países latino-americanos. Empresários, donos de pequenos negócios e de pousadas da Praia da Ferrugem revelam que, economicamente, o saldo é positivo. Outro detalhe importante é que durante todos os eventos públicos, a Secretaria de Infraestrutura, por meio do Departamento de Trânsito, realizou ações de orientações aos motoristas que trafegavam pela região. Quanto à segurança, a Polícia Militar esteve presente com veículos e a guarnição, em todos os períodos das confraternizações carnavalescas. 

Encerramento 

No berço da cidade, uma festa para toda a comunidade. Ainda sobre o olhar de um investimento descentralizado, a Secretaria de Turismo, Esporte e Desenvolvimento optou por realizar o encerramento do Carnaval de Garopaba no Centro Histórico. O evento ocorreu na Praça 21 de Abril e contou com escola de samba e coreografias da Cia Atitude. "Fechamos com chave de ouro, porque valorizar as nossas raízes é preservar nossa identidade e pluralidade. O que também me deixa feliz é ver a prefeitura proporcionar um carnaval para todas as idades e comunidades do município. Nossa equipe de organização está de parabéns e deixo aqui todo o carinho para todos os garopabenses e turistas que aproveitaram a folia na nossa cidade com alegria e respeito", finaliza o prefeito Junior Abreu. 

Fonte: Assessoria/PMG


Vendas de carne bovina à China são suspensas após caso de vaca louca Anterior

Vendas de carne bovina à China são suspensas após caso de vaca louca

Trem é atingido por deslizamento de terra e descarrila locomotivas e vagões após chuvas em SC Próximo

Trem é atingido por deslizamento de terra e descarrila locomotivas e vagões após chuvas em SC

Deixe seu comentário