Coração de jovem atropelado em SC salva vida de criança em SP após operação entre estados
-
Foto : Redes Sociais - Coração de jovem atropelado em SC salva vida de criança em SP após operação entre estados
Transplante envolveu logística complexa com apoio da Polícia Militar e Bombeiros para garantir que o órgão chegasse a tempo a São Paulo
Uma mobilização entre forças de segurança, profissionais da saúde e apoio aéreo garantiu que o coração de Elian Roberto Santiago, de 22 anos, chegasse até uma criança de 7 anos em São Paulo. O jovem, que morreu após ser atropelado em Santa Catarina, teve a morte confirmada na sexta-feira (1º). No sábado (2), seu coração foi transplantado com sucesso.
A jornada do órgão começou em Mafra, onde Elian estava internado no Hospital São Vicente de Paulo. A equipe médica paulista, responsável pelo transplante, chegou a Santa Catarina pela manhã, mas enfrentou dificuldades para pousar por causa do forte nevoeiro. O avião teve que desviar para Rio Negrinho, cidade vizinha. De lá, os profissionais foram conduzidos por um bombeiro até o hospital.
A operação entrou em contagem regressiva. Com o tempo de isquemia (o período máximo em que o coração pode permanecer fora do corpo humano, estimado em quatro horas) o transporte exigiu precisão e agilidade. Um helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, pousou por volta das 13h no pátio de uma igreja em frente ao hospital, embarcou o coração, dois médicos e equipamentos, e seguiu imediatamente para o aeroporto de Rio Negrinho, onde a equipe partiu para São Paulo.
Além do coração, fígado e rins também foram captados e encaminhados para transplantes. Os órgãos foram levados a Florianópolis por uma aeronave da Polícia Militar.
A identidade da criança transplantada não foi divulgada, mas o procedimento marca mais um exemplo da importância da doação de órgãos e da solidariedade entre estados. A história de Elian, mesmo em meio à dor da perda, agora pulsa no peito de uma nova vida.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário