logo RCN
Geral

EUA coloca Brasil em lista de observação por falhas no combate ao tráfico de pessoas

  • Imagem Reprodução Internet - EUA colocam Brasil e África do Sul em lista de observação por falhas no combate ao tráfico de pessoas

Relatório cita redução de investigações e condenações; países podem enfrentar sanções se não mostrarem avanços

O Departamento de Estado dos Estados Unidos incluiu, nesta segunda-feira (29), o Brasil e a África do Sul na Lista de Observação de Nível 2 sobre tráfico de pessoas. Segundo o relatório anual, ambos os países apresentaram esforços significativos, mas considerados insuficientes para enfrentar crimes como trabalho forçado, tráfico sexual e outras formas de escravidão moderna.

De acordo com o documento, o Brasil reduziu o número de investigações, processos e condenações relacionadas ao tráfico de pessoas em comparação com anos anteriores. A África do Sul, embora tenha criado a primeira equipe de trabalho subprovincial e obtido novas condenações, também registrou queda na identificação de vítimas e no número de casos investigados.

A inclusão na lista significa que os dois países devem demonstrar avanços concretos ou poderão enfrentar sanções impostas pelos Estados Unidos.

O relatório foi divulgado com atraso de quase três meses em relação ao prazo original, após cortes que reduziram em 71% a equipe responsável pela sua elaboração no Departamento de Estado.

O secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou que o tráfico de pessoas “é um crime horrível e devastador que enriquece organizações criminosas transnacionais e regimes imorais e antiamericanos”. Ele não comentou especificamente a classificação de cada país.

Por Redação RSC


Confirmado: tubarão mako é visto próximo à areia na Praia da Vila, em Imbituba Anterior

Confirmado: tubarão mako é visto próximo à areia na Praia da Vila, em Imbituba

Obras da ViaCosteira interditam vias marginais em Paulo Lopes e Imbituba nesta semana Próximo

Obras da ViaCosteira interditam vias marginais em Paulo Lopes e Imbituba nesta semana

Deixe seu comentário