Queda nos alimentos puxa inflação para baixo em junho
-
Imagem reprodução internet - Queda nos alimentos puxa inflação para baixo em junho
Após nove meses de alta, preços de itens alimentares recuam e ajudam a frear a prévia da inflação oficial, que ficou em 0,26%
Pela primeira vez em nove meses, os preços dos alimentos apresentaram queda e contribuíram para que o IPCA-15, a prévia da inflação oficial, feche o mês de junho em 0,26%, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (26) pelo IBGE. Este é o quarto mês seguido de desaceleração da inflação, indicando que o ritmo de aumento dos preços no país está perdendo força.
A queda de 0,02% no grupo "Alimentação e bebidas" teve forte peso no resultado geral. Itens como tomate (-7,24%), ovo de galinha (-6,95%) e arroz (-3,44%) apresentaram quedas expressivas, enquanto frutas também ficaram mais baratas (-2,47%). A deflação dos alimentos não era registrada desde agosto de 2024, encerrando uma sequência de nove meses consecutivos de alta, que teve pico em dezembro, com 1,47%.
Apesar disso, o grupo "Habitação" teve alta de 1,08%, sendo o maior impacto individual da pesquisa, puxado pela energia elétrica residencial, que subiu 3,29% com a volta da bandeira tarifária vermelha. Dos nove grupos avaliados, sete registraram aumento, incluindo Vestuário (0,51%) e Saúde e cuidados pessoais (0,29%). Já o grupo Educação (-0,02%) também apresentou recuo.
No acumulado de 12 meses, o IPCA-15 soma 5,27%, acima da meta de inflação do governo, que é de 3%, com margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. O IPCA cheio de junho, que considera um número maior de regiões, será divulgado em 10 de julho.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário