logo RCN

Revisão do Plano de Saneamento Básico é pauta de reunião entre prefeito Junior Abreu e ACIG

Trata-se de um levantamento, diagnóstico, prognóstico e estudo de viabilidade econômica financeira dos serviços de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana.

Nesta terça-feira (31), o prefeito Junior Abreu, o presidente da Associação Empresarial de Garopaba (ACIG), Huribi Alexandrina e a diretora de Meio Ambiente da ACIG, Diana Melim, estiveram reunidos na Prefeitura de Garopaba.  O assunto do encontro foi a revisão do Plano de Saneamento Básico da cidade. “Nós representamos mais de 3700 empresas do município e estamos acompanhando o processo desde o início. Hoje, viemos buscar novos esclarecimentos sobre um assunto tão importante ”, pontua o presidente da ACIG, Huribi. 

Além da ACIG, durante todo o processo, o Conselho de Saneamento, criado pela Política Municipal de Saneamento, segue atuante, em conjunto com a empresa Motta Martins Engenharia LTDA, contratada para realizar a revisão do Plano de Saneamento Básico. Trata-se de um levantamento, diagnóstico, prognóstico e estudo de viabilidade econômica financeira dos serviços de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana. 

Inicialmente a empresa realizou a vistoria nas unidades operacionais da Casan, de Garopaba, juntamente com agentes da prefeitura e da concessionária. Em paralelo, houve a participação pública on-line, através de questionários. Posteriormente foram coletadas amostras dos serviços de drenagem e resíduos sólidos para análise. Essas informações foram apresentadas pelo engenheiro sanitarista Ricardo Martins durante reunião com o Conselho de Saneamento, realizada na segunda quinzena de janeiro deste ano. 

Ainda estão previstas outras reuniões técnicas entre a Motta Martins Engenharia,  Casan, e Conselho Municipal de Meio Ambiente de Garopaba (COMDEMA) e Conselho de Saneamento.  “O desejo maior é preservar os nossos recursos hídricos, e por isso os estudos técnicos são fundamentais, pois nos amparam com dados para encontrar a solução. Estamos verificando a possibilidade de realizar o sistema de tratamento de águas residuais de forma descentralizada”, revela o prefeito Junior Abreu. 

Ressalta-se ainda que o Plano Municipal de Saneamento Básico será disponibilizado para consultas e audiências públicas que serão apresentadas pela empresa contratada ao Município e à população. Assim, com as contribuições trazidas por todos os agentes envolvidos, será emitido o relatório final sobre os equipamentos públicos de saneamento básico em Garopaba. O documento final está previsto para ser entregue no primeiro trimestre de 2023.

Como está sua fossa? 
A diretora de Meio Ambiente da ACIG, Diana Melim, também trouxe a importância da educação ambiental.  “Penso que uma das formas é a conscientização da própria população de como é tratada a sua água. Como está sua fossa? Para onde está indo a água da sua pia e máquina de lavar? É fundamental compreender o que é uma água contaminada, pois muitas vezes as pessoas estão reclamando, e elas mesmas estão contribuindo com a poluição”, destacou. 

Fonte: Assessoria/PMG


Defesa Civil alerta para possíveis ocorrências causadas por temporais nos próximos dias Anterior

Defesa Civil alerta para possíveis ocorrências causadas por temporais nos próximos dias

Dólar cai e acumula queda de 3,82% em janeiro Próximo

Dólar cai e acumula queda de 3,82% em janeiro

Deixe seu comentário