logo RCN
Geral

Santa Catarina amplia rede de acolhimento para vítimas de violência doméstica

  • Foto: Getty Imagens - Santa Catarina amplia rede de acolhimento para vítimas de violência doméstica

Mulheres em situação de risco têm acesso a abrigos gratuitos e com suporte profissional

Santa Catarina conta com uma rede de acolhimento formada por casas-abrigo que oferecem proteção a mulheres vítimas de violência doméstica. Pelo menos 15 cidades mantêm esses espaços, que funcionam com acesso gratuito e, em geral, por meio de encaminhamento da polícia, justiça ou assistência social.

As unidades recebem mulheres acompanhadas de filhos e, em alguns casos, até animais de estimação. O atendimento é feito por equipes multidisciplinares, com apoio psicológico, assistência social e orientação jurídica. Em várias cidades, o endereço dos locais é mantido em sigilo por segurança.

Além da estrutura física, os serviços ajudam na reconstrução da autonomia das vítimas, com encaminhamentos para emprego, mudança de cidade e orientações para solicitação de medidas protetivas.

A existência dos abrigos é um reforço à Lei Maria da Penha, que nesta semana completa 19 anos. A legislação garante o direito à proteção, à denúncia e a medidas urgentes para afastar o agressor do convívio da vítima.

Em situações de emergência, o primeiro contato deve ser com a Polícia Militar pelo número 190. Em casos não urgentes, é possível procurar delegacias da mulher, CRAS ou CREAS para orientações.

Por Redação RSC

Informação: Supermercados Althoff entra com pedido de renegociação de dívidas Anterior

Informação: Supermercados Althoff entra com pedido de renegociação de dívidas

WhatsApp lança nova função para alertar usuários sobre possíveis golpes Próximo

WhatsApp lança nova função para alertar usuários sobre possíveis golpes

Deixe seu comentário