Santa Catarina mantém 2ª menor taxa de mortes violentas do Brasil
Santa Catarina mantém 2ª menor taxa de mortes violentas do Brasil
-
Imagem gerada por IA - Santa Catarina mantém 2ª menor taxa de mortes violentas do Brasil
Mesmo com leve alta nos registros, estado apresenta índice de 8,5 casos por 100 mil habitantes, bem abaixo da média nacional
Santa Catarina se mantém entre os estados mais seguros do Brasil, ocupando a segunda posição no ranking nacional de menores taxas de mortes violentas. De acordo com o Anuário da Segurança Pública 2025, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o estado registrou 8,5 mortes violentas para cada grupo de 100 mil habitantes em 2024, ficando atrás apenas de São Paulo, que apresentou taxa de 8,2.
Os dados incluem homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes em decorrência de ações policiais. No total, foram 685 ocorrências em 2024, um aumento discreto em relação às 674 registradas no ano anterior, mas que não alterou a taxa proporcional à população. O índice catarinense permanece bem abaixo da média nacional, que chegou a 20,8 mortes violentas por 100 mil habitantes.
O anuário destaca que a redução geral da violência no Brasil nos últimos anos está ligada a políticas públicas focadas em prevenção, programas integrados de segurança, além de mudanças demográficas, como a redução no número de jovens — faixa etária mais vulnerável à criminalidade. Outro fator que pode influenciar nos indicadores são os períodos de trégua entre facções criminosas, que impactam diretamente nos índices de homicídios.
Com o resultado, Santa Catarina reforça sua posição como referência em segurança pública, mantendo um cenário mais estável em relação ao restante do país.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário