Tarifa de energia em SC sobe até 15,8% a partir desta sexta-feira
-
Imagem Julio Cavalheiro/Divulgação/ND - Tarifa de energia em SC sobe até 15,8% a partir desta sexta-feira
Residências terão reajuste médio de 12,3%; aumento é puxado por repasses da Conta de Desenvolvimento Energético
A partir desta sexta-feira (22), os catarinenses vão sentir no bolso um reajuste médio de 13,53% na tarifa de energia elétrica da Celesc. Para as residências comuns, que representam mais de 90% dos consumidores da concessionária, o aumento será de 12,3%.
O ajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e publicado na última terça-feira (19). O maior impacto será sentido pelo Grupo A, formado por grandes indústrias e consumidores de alta tensão, que terá acréscimo médio de 15,8%. Já os clientes do Grupo B, que inclui pequenos comércios e áreas rurais, enfrentarão aumento de 12,41%.
Segundo a Celesc, o principal fator que pressionou as tarifas em 2025 foi a elevação de 36% no valor da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) em comparação ao ano passado. Esse fundo federal financia subsídios como a Tarifa Social para famílias de baixa renda, o programa Luz para Todos, incentivos para fontes renováveis, descontos na transmissão e apoio a regiões isoladas.
A concessionária destacou que o valor da CDE é apenas repassado na fatura. A cobrança é feita pela Celesc e encaminhada à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), responsável pela gestão dos subsídios no setor.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário