logo RCN
Política

CHEGOU A HORA DA VERDADE: COM GRANDE PRESSÃO POPULAR, CÂMARA DE IMBITUBA VOTA A CASSAÇÃO DO PREFEITO E VICE

  • - Prefeito Rosenvaldo Jr. - Foto: reprodução internet

A sessão de julgamento está marcada para esta terça-feira, 14, a partir das 13h30.

O presidente da Câmara de Vereadores, Leonir de Souza (PODEMOS), agendou para o dia 14 de novembro, terça-feira, às 13h30, a sessão de julgamento do Prefeito e Vice de Imbituba, Rosenvaldo Júnior (PSB) e Clésio Costa (PP).

Após aproximadamente 90 dias de trabalhos, a Comissão Processante, composta pelos Vereadores Bruno Pacheco (PSB), Humberto Carlos dos Santos (PSB) e Eduardo Faustina (PP), emitiu parecer através do relator Vereador Humberto, solicitando o arquivamento da denúncia e absolvição dos denunciados. O Vereador Bruno concordou com a decisão, entretanto, o Vereador Eduardo Faustina foi contra e pediu o prosseguimento dos trâmites.

O parecer está relacionado à investigação realizada após o pedido de cassação de mandato subscrito pelo munícipe Adilson Machado em 09 de agosto de 2023. O documento indica supostas irregularidades, como a ingerência de recursos no montante de R$ 12 milhões, que deveriam ter sido aplicados em melhorias na cidade. Segundo o denunciante, por incapacidade, esses recursos não foram utilizados pela Prefeitura. Além disso, aponta a falta de respostas a requerimentos realizados pelo legislativo, que, conforme a Lei federal, têm prazo legal para serem respondidos.

Durante os 90 dias, foram ouvidas ao todo 10 testemunhas, além dos acusados, que responderam aos questionamentos dos Vereadores durante seus respectivos depoimentos.

Agora, na sessão de julgamento, os 13 vereadores deverão votar. Para que haja cassação, serão necessários os chamados 2/3 dos votos, ou seja, 9 dos 13 vereadores precisam ser favoráveis à cassação. A expectativa é que a sessão leve horas para ser finalizada.

PRESSÃO POPULAR

Durante os 90 dias que antecederam o julgamento, várias manifestações populares favoráveis à cassação do prefeito tomaram conta das redes sociais e foram inclusive ouvidas na Câmara de Vereadores. Na última segunda-feira, 06, durante manifestação dos proprietários de trailers da região da Ibiraquera, vários munícipes demonstraram seu descontentamento com a atual administração e pediram a saída de Rosenvaldo Jr do comando do município.

Alguns vereadores, como Matheus Pereira, durante suas explicações pessoais, chegaram a dizer a seguinte frase: "Vai ser cassado sim".

Vale lembrar que desde o início do processo que pede a sua saída da Prefeitura, Rosenvaldo Jr não se manifestou publicamente a respeito, nem tampouco emitiu uma nota oficial à imprensa.


CNJ proíbe recusa de adoção devido à orientação sexual de candidatos Anterior

CNJ proíbe recusa de adoção devido à orientação sexual de candidatos

Tensão na Casa da Agronômica: prefeito de Imbituba em apuros na presença do governador Próximo

Tensão na Casa da Agronômica: prefeito de Imbituba em apuros na presença do governador

Deixe seu comentário