logo RCN
Política

SC volta a ter uma deputada negra 89 anos após Antonieta de Barros

  • - Vanessa da Rosa é a segunda deputada negra a assumir uma cadeira da Alesc — Foto: Bruno Collaço / Agência AL/ Divulgação

Vanessa da Rosa (PT) fica no cargo até 20 de novembro, durante licença do deputado Padre Pedro (PT). Parlamentar afirmou que tem como principal missão a luta pela causa negra.

Após 89 anos, Santa Catarina voltou a ter uma deputada estadual negra na quinta-feira (19). Vanessa da Rosa, primeira suplente do PT, vai ficar no cargo até 20 de novembro, durante a licença do deputado Padre Pedro (PT).

A primeira parlamentar negra na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e também do país, foi a professora Antonieta de Barros, em 1934.

Docente há 33 anos, Vanessa da Rosa é ex-secretária de Educação de Joinville, no Norte de Santa Catarina. Ela disputou as eleições em 2022, conquistando 16.832 votos.

Ao tomar posse, a deputada disse que tem como principal missão a luta pela causa negra. Ela citou como inspirador o legado de Antonieta .

“Será um mandato breve, mas gigante, com um simbolismo histórico para as mulheres catarinenses, em especial, para as mulheres negras”, afirmou.

Ela destacou que também estão em suas pautas a defesa da educação, a luta pelos jovens e o combate a violência contra a mulher.

"Foi um sonho coletivo, comungado por mais de 16 mil catarinenses e hoje concretizado. Estou muito feliz, sou muito grata, em especial, ao deputado Padre Pedro por permitir esse momento”, finalizou.

Por g1 SC


Jorginho Mello agradece ao presidente Lula por decreto do leite Anterior

Jorginho Mello agradece ao presidente Lula por decreto do leite

Lula e presidente da Colômbia conversam sobre seca na Amazônia Próximo

Lula e presidente da Colômbia conversam sobre seca na Amazônia

Deixe seu comentário