logo RCN

Clareamento dental: vamos falar sobre o procedimento que auxilia na estética e autoestima

Um sorriso branco é o desejo da maioria dos pacientes que chegam ao consultório. Por isso, o clareamento dental é um procedimento muito realizado no nosso dia-a-dia clínico. 

É um tratamento simples e muito eficiente. Pode ser feito no próprio consultório, ou o paciente pode realizar em casa, mas sempre com a supervisão do dentista.O clareamento tem como objetivo eliminar pigmentos que mancham ou escurecem os dentes ao decorrer dos anos, e ocorre através de uma reação química. O gel que aplicamos no dente tem o poder de quebrar as moléculas do pigmento, fazendo com que o dente fique mais “branco”. No consultório realizamos duas ou mais sessões de aproximadamente uma hora. Os resultados de cada paciente são individuais, respeitando o ponto de saturação do dente. 

Durante o tratamento, o consumo de alimentos e bebidas com corantes estão liberados. Já existem vários estudos que comprovam que esses alimentos  líquidos causam pigmentação extrínseca da superfície dentária, e esses pigmentos podem ser removidos através da profilaxia, realizada em consultório. 

A sensibilidade varia para cada pessoa, mas já existem produtos dessensibilizantes capazes de amenizar o desconforto, além de termos um protocolo para pacientes mais sensíveis. Para ser feito em casa, o paciente recebe uma moldeira confeccionada exclusivamente para ele, juntamente com o produto e as orientações de uso. Normalmente o tratamento caseiro dura em torno de quatro semanas. Durante todo o processo, é de extrema importância o paciente ir em consultas de controle semanais para que possamos avaliar os resultados, além de verificar o grau de sensibilidade. 

É muito importante lembrar que esses são os únicos métodos seguros e que de fato funcionam, pois cada vez mais aparecem no mercado produtos que prometem clarear os dentes. Como exemplo, podemos citar as pastas clareadoras a base de carvão, que são extremamente abrasivas, causam desgaste dentário, retração gengival, sensibilidade, entre outros problemas.Por isso, o mais seguro para o paciente é procurar um dentista capacitado, para que juntos, possam escolher o tratamento ideal, que atenda às expectativas estéticas, sem ser prejudicial à saúde.

Abstenção em consultas médicas na rede pública chega a mais de 50% em Garopaba Anterior

Abstenção em consultas médicas na rede pública chega a mais de 50% em Garopaba

Gripe se aproxima da covid-19 como principal causadora de SRAG Próximo

Gripe se aproxima da covid-19 como principal causadora de SRAG

Deixe seu comentário