logo RCN
Segurança

Ministério Público de Santa Catarina lança ferramenta para auxiliar mulheres a identificar relacionamentos abusivos

  • (Imagem reprodução) - Ministério Público de Santa Catarina lança ferramenta para auxiliar mulheres a identificar relacionamentos abusivos

O Termômetro está disponível no site do MPSC e permite o preenchimento anônimo de um quiz com 22 questões

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançou uma nova ferramenta para ajudar mulheres a identificar sinais de violência em seus relacionamentos. O Termômetro da Violência Doméstica foi apresentado durante o 3º Ciclo de Diálogos sobre a Lei Maria da Penha, realizado em Florianópolis na sexta-feira (2), como parte das atividades do Agosto Lilás, mês dedicado ao combate da violência contra a mulher.

Desenvolvido pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar e contra a Mulher em Razão de Gênero (NEAVID), o Termômetro é uma ferramenta online disponível no site do MPSC. Através de um quiz anônimo com 22 perguntas, a ferramenta permite que as usuárias avaliem a presença de comportamentos violentos em seus relacionamentos. Com base nas respostas, o Termômetro fornece quatro cenários possíveis e orientações sobre os próximos passos a serem seguidos.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH) do MPSC, a Promotora de Justiça Ana Luisa de Miranda Bender Schlichting, explicou que a ferramenta foi inspirada em um modelo do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. "O objetivo é fornecer um recurso que ajude as mulheres a reconhecerem sinais de violência e buscarem ajuda, já que muitas vezes a violência doméstica ocorre em silêncio e é difícil de identificar", disse a Promotora.

O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, apresentou dados sobre a violência contra a mulher. "Nos últimos 12 meses, o MPSC recebeu mais de 6 mil denúncias de crimes contra mulheres, com 85% das sentenças resultando em condenações.", ressaltou.

Como Funciona o Termômetro da Violência Doméstica

O Termômetro está disponível no site do MPSC e permite o preenchimento anônimo de um quiz com 22 questões. Baseado nas respostas, a ferramenta classifica a situação da usuária em um dos quatro cenários:

1 - "Você não relatou comportamentos violentos em seu relacionamento. Continue atento e buscando informações sobre o tema."

2 - "Fique atenta! A violência parece estar presente no seu relacionamento."

3 - "Peça ajuda, denuncie! Os comportamentos que você indicou sugerem uma situação de violência doméstica e familiar."

4 - "Sua vida está em perigo! Denuncie! Parece haver um contexto de violência em seu relacionamento!"

Dependendo do cenário, a ferramenta orienta a usuária sobre as ações a serem tomadas, incluindo a busca de apoio de pessoas próximas e profissionais, além de fornecer contatos úteis, como os números da Polícia Militar e Civil.

Por Redação RSC


Aluno cria perfil falso e ameaça fazer massacre em escola de Garopaba Anterior

Aluno cria perfil falso e ameaça fazer massacre em escola de Garopaba

Bebê de 3 meses morre esmagada pela mãe durante sono Próximo

Bebê de 3 meses morre esmagada pela mãe durante sono

Deixe seu comentário