Diocese de MT apura conduta de padre após flagra em casa paroquial
Fraudes digitais usam nome do Judiciário para enganar moradores em Capivari de Baixo e região
-
Imagem chainarong06/Shutterstock - Fraudes digitais usam nome do Judiciário para enganar moradores em Capivari de Baixo e região
Mensagens falsas simulam intimações judiciais e induzem vítimas a clicar em links maliciosos
A comarca de Capivari de Baixo, no Sul de Santa Catarina, tem registrado tentativas de golpe por meio de e-mails fraudulentos que simulam intimações judiciais. Os criminosos utilizam o nome do Poder Judiciário para induzir as vítimas a clicar em links maliciosos, sob a alegação de que deveriam comparecer ao fórum. Casos semelhantes também já foram identificados em outras comarcas da região.
Diante da situação, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) reforça que não envia intimações por e-mails genéricos ou mensagens que contenham links suspeitos. As comunicações oficiais são realizadas exclusivamente pelo sistema eproc — utilizado por advogados e partes nos processos — ou por oficiais de justiça devidamente identificados, seja presencialmente ou por canais digitais autorizados.
Comunicação oficial por WhatsApp
O TJSC informou ainda que oficiais de justiça estão autorizados a utilizar ferramentas digitais, como WhatsApp, chamadas de vídeo, ligações telefônicas e e-mails institucionais, para dar mais agilidade às intimações. Nesses casos, os servidores sempre se identificam com crachá funcional e enviam o mandado judicial apenas em formato PDF.
A única informação que pode ser solicitada é a imagem de um documento de identidade, usada unicamente para confirmar a identidade do destinatário. Nenhum servidor da Justiça está autorizado a pedir senhas, dados bancários ou informações financeiras.
Em caso de dúvida sobre a autenticidade de uma intimação, o TJSC orienta que o cidadão entre em contato diretamente com a comarca de sua região, utilizando os canais oficiais disponíveis no site do Tribunal.
Por Redação RSC, com informações TJSC
Deixe seu comentário