Diocese de MT apura conduta de padre após flagra em casa paroquial
Polícia Federal realiza operação em Santa Catarina contra fraudes em aposentadorias do INSS
-
Imagem Ana Gabriela Amorim - Gazeta do Povo - Polícia Federal realiza operação em Santa Catarina contra fraudes em aposentadorias do INSS
Ação nacional investiga esquema de descontos ilegais que desviou mais de R$ 6 bilhões entre 2019 e 2024
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (9), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que apura um amplo esquema de fraudes em aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Em Santa Catarina e outros seis estados, além do Distrito Federal, estão sendo cumpridos 66 mandados de busca e apreensão.
A ação é realizada com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e tem como foco descontos ilegais aplicados a aposentados e pensionistas em todo o país. A operação investiga crimes como inserção de dados falsos em sistemas públicos, organização criminosa e ocultação de bens.
De acordo com a PF, o esquema teria causado um prejuízo estimado em R$6,3 bilhões aos cofres públicos entre os anos de 2019 e 2024. As fraudes consistiam na inclusão indevida de cobranças e contribuições nas contas de beneficiários do INSS, sem o consentimento das vítimas.
A primeira fase da operação, deflagrada em abril deste ano, levou à demissão do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e à saída do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, poucos dias depois.
Os mandados desta quinta-feira foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e estão sendo cumpridos em Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal. A PF segue analisando documentos e dispositivos eletrônicos apreendidos para identificar todos os envolvidos no esquema.
Por Redação RSC, com informações ND+
Deixe seu comentário