Diocese de MT apura conduta de padre após flagra em casa paroquial
Prefeitura de Garopaba alerta para golpe com vírus via WhatsApp oficial
-
Foto: Reprodução Internet - Prefeitura de Garopaba alerta para golpe com vírus via WhatsApp oficial
A orientação é que a população deve evitar abrir links ou arquivos do número institucional enquanto segurança do sistema é restabelecida
A Prefeitura de Garopaba divulgou nesta sexta-feira (03) um alerta à população sobre um incidente envolvendo o WhatsApp institucional da Vigilância Epidemiológica. De acordo com a administração municipal, o número oficial do setor, (48) 3254-8104, foi alvo de disparos automáticos de mensagens maliciosas, contendo arquivos com vírus.
O comunicado informa que os moradores não devem abrir, clicar ou interagir com nenhum conteúdo enviado recentemente por este número, até que a situação esteja completamente resolvida. A recomendação vale especialmente para arquivos compactados (ZIP) e links suspeitos, que podem comprometer a segurança dos aparelhos dos usuários ao serem abertos.
A equipe de informática da Prefeitura já está atuando para identificar e bloquear o ataque, além de restabelecer a segurança do sistema. Até a normalização do serviço, a orientação é que a população redobre a atenção e evite qualquer tipo de interação com o WhatsApp da Vigilância Epidemiológica.
“Solicitamos à população que NÃO ABRA nem CLIQUE em nenhum arquivo ou link recebido do número 3254-8104. Nossa equipe de informática já está atuando para resolver a situação. Pedimos a compreensão e atenção de todos para evitar problemas de segurança em seus aparelhos”, diz a nota oficial divulgada nesta tarde.
A Prefeitura informou ainda que um novo comunicado será emitido assim que o serviço for restabelecido de forma segura.
Fique atento aos sinais de mensagens suspeitas:
- Arquivos compactados (ZIP, RAR) enviados sem contexto ou identificação;
- Links com nomes estranhos ou encurtados (como bit.ly, tinyurl, etc.);
- Mensagens que sugerem urgência ou pedem para clicar rapidamente em algum conteúdo.
Em caso de dúvidas, é recomendado que o cidadão entre em contato diretamente com a Prefeitura por outros canais oficiais ou aguarde o novo comunicado.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário