logo RCN
Entretenimento

Oscar 2024: confira todos os ganhadores dos prêmios da Academia de Hollywood

  • - Ryan Gosling durante sua icônica perfomance, ao lado de Slash. - Foto: reprodução

Oppenheimer foi consagrado o grande vencedor da 96ª edição do Oscar no domingo (10/3) .

O filme sobre o “pai” da bomba atômica ganhou sete estatuetas, incluindo na categoria de melhor filme, melhor diretor para Christopher Nolan, melhor ator para Cillian Murphy e melhor ator coadjuvante para Robert Downey Jr.

Em uma cerimônia com poucas surpresas, na qual a maior parte das apostas da crítica e do público se concretizaram, Pobres Criaturas também conquistou vários prêmios. Uma das quatro estatuetas que o filme do grego Yorgos Lanthimos arrebatou foi graças a Emma Stone, que ganhou o prêmio de melhor atriz por interpretar a protagonista Bella Baxter.

Assassinos da Lua das Flores voltou para casa sem nenhuma estatueta, apesar de ter recebido 10 indicações.

Confira abaixo a lista completa dos vencedores

  • Melhor filme: Oppenheimer
  • Melhor diretor: Christopher Nolan – Oppenheimer
  • Melhor atriz: Emma Stone – Pobres Criaturas
  • Melhor ator: Cillian Murphy - Oppenheimer
  • Melhor atriz coadjuvante: Da’Vine Joy Randolph - Os Rejeitados
  • Melhor ator coadjuvante: Robert Downey Jr. - Oppenheimer
  • Melhor roteiro original: Anatomia de Uma Queda— Justin Triet, Arthur Harari
  • Melhor roteiro adaptado: American Fiction - Cord Jefferson
  • Melhor edição: Oppenheimer
  • Melhor filme estrangeiro: Zona de Interesse
  • Melhor animação: O Menino e a Garça
  • Melhor curta-metragem de animação: War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko - Dace Mullins, Brad Booker
  • Melhor maquiagem e penteados: Pobres Criaturas
  • Melhor design de produção: Pobres Criaturas
  • Melhor design de figurino: Pobres Criaturas
  • Melhores efeitos visuais: Godzilla Minus One
  • Melhor documentário: 20 Dias em Mariupol
  • Melhor documentário de curta-metragem: The Last Repair Shop
  • Melhor fotografia: Oppenheimer
  • Melhor curta-metragem: The Wonderful Story of Henry Sugar - Wes Anderson, Steven Rales
  • Melhor som: Zona de Interesse
  • Melhor trilha sonora original: Oppenheimer
  • Melhor canção original: What Was I Made For? - Barbie
Emma Stone durante seu discurso.


Discursos

Emma Stone estava em choque quando subiu ao palco para receber o prêmio de melhor atriz após uma disputa acirrada com a estrela de Assassinos da Lua das Flores, Lily Gladstone.

“Juntos fizemos algo maior do que a soma de suas partes”, disse Stone sobre o filme Pobres Criaturas, no qual interpreta Bella Baxter.

“Me sinto profundamente honrada em compartilhar isso com cada uma das pessoas que colocaram seu amor e brilhantismo neste filme”, acrescentou, depois de reconhecer as indicações das demais indicadas, enquanto segurava o vestido nas costas.

Cillian Murphy interpretou J. Robert Oppenheimer e ganhou na categoria de Melhor Ator.


Em um gesto semelhante ao de Stone, Cillian Murphy reconheceu o trabalho de todos os indicados na categoria de melhor ator ao receber o Oscar por interpretar J. Robert Oppenheimer, o cientista-chefe do Projeto Manhattan.

“Vivemos em um mundo criado por Oppenheimer. Quero dedicar (o prêmio) àqueles que defendem a paz em todos os lugares”, declarou o ator.

Claramente emocionada, Da'Vine Joy Randolph foi a primeira da noite a subir ao palco para receber uma estatueta, exclamando: “Deus é tão bom”, enquanto tentava segurar as lágrimas. Ela agradeceu à mãe por inspirá-la a tentar atuar, em vez de cantar.

“Durante anos, pensei que queria ser diferente, mas percebi que precisava ser eu mesma”, disse. Lembrou ainda que era a única negra da sua turma — e agradeceu a todas as mulheres que a ajudaram e inspiraram ao longo de sua carreira.

Robert Downey Jr., que brilhou durante toda a temporada de premiações por interpretar o antagonista de Oppenheimer, Lewis Strauss, também ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante. Em primeiro lugar, ele agradeceu à sua “infância terrível” e à Academia, “nesta ordem”, e destacou que o trabalho do seu setor é poderoso e significativo.

Zona de Interesse conquistou a estatueta de melhor filme estrangeiro, desbancando A Sociedade da Neve, e também ganhou o prêmio de melhor som. Seu diretor, Jonathan Glazer, recebeu a estatueta sob fortes aplausos.


“Nosso filme mostra que a desumanização nos leva ao pior, moldou nosso passado e nosso presente”, disse ele sobre o filme, que aborda o Holocausto sob um novo ponto de vista.

“Como podemos resistir a esta desumanização? Sejam as vítimas do 7 de outubro em Israel ou dos ataques que estão sendo realizados em Gaza”, acrescentou.

Ele discursou enquanto centenas de manifestantes, reunidos nos arredores do Dolby Theatre, em Los Angeles, desde o início da cerimônia, denunciavam as operações de Israel na Faixa de Gaza e exigiam um cessar-fogo definitivo.

Este não foi, no entanto, o único momento político do evento.

“Serei certamente o primeiro neste palco a dizer que preferia não ter feito este filme”, declarou Mstyslav Cherno ao receber o Oscar de melhor documentário por 20 Dias em Mariupol. Ganhador do Pulitzer, Cherno foi um dos poucos jornalistas que cobriu de perto o cerco das tropas russas à cidade portuária ucraniana, e narrou isso em seu documentário.

“Gostaria de poder trocar o Oscar por a Rússia nunca ter ocupado as nossas cidades”, afirmou.


Outro momento emocionante foi quando Sean Lennon, filho de John Lennon e Yoko Ono, aproveitou para parabenizar a mãe pelo Dia das Mães (celebrado três semanas antes da Páscoa no Reino Unido) ao receber o Oscar de melhor documentário de curta-metragem por War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko.

Essa não foi a noite dos latino-americanos e espanhóis.

Ficaram sem Oscar: A Sociedade da Neve, longa dirigido pelo catalão Juan Antonio Bayona e estrelado, entre outros, pelo uruguaio Enzo Vogrincic e pelo argentino Matías Recalt; o filme de animação Meu Amigo Robô, do espanhol Pablo Berger, e o documentário A Memória Infinita, da diretora chilena Maite Alberdi.

E até Martin Scorsese, cujo filme Assassinos da Lua das Flores havia recebido 10 indicações e era cotado como um dos favoritos, saiu de mãos abanando.

Por BBC Brasil


Cineclube estreia com filmes gratuitos no Teatro Usina Anterior

Cineclube estreia com filmes gratuitos no Teatro Usina

Akira Toriyama, criador da série “Dragon Ball”, morre aos 68 anos Próximo

Akira Toriyama, criador da série “Dragon Ball”, morre aos 68 anos

Deixe seu comentário