logo RCN
Esportes

Conheça Tainá Hinckel, catarinense classificada para as Olimpíadas de Paris 2024

  • Tainá Hinckel com o título do Dream Tour 2023 - Foto: divulgação/Marcio Davi

Filha de ex-surfista profissional, teve sua estreia na LIga Mundial de Surf com apenas 14 anos

Tainá Hinckel ainda era uma pré-adolscente quando competiu pela primeira vez no Circuito Mundial da WSL. Foi em 2017, em Saquarema-RJ, que a catarinense venceu a triagem do Rio Pro bem no dia do seu aniversário de 14 anos. Tainá, que tinha a australiana Tyler Wright como maior referência no esporte, almejava a classificação olímpica, concretizada nesta última quinta-feira (29), uma de suas grandes metas.

Apontada como candidata a uma das vagas às Olimpíadas de Tóquio, a surfista não alcançou o objetivo em seu primeiro ciclo olímpico. Contudo, três anos depois, a promissora atleta de 21 anos já pode bater no peito e dizer que será uma das representantes do Brasil numa Olimpíada. Com a ida ao round 5 do ISA Games, em Porto Rico, Tainá carimbou o passaporte para Paris 2024 nesta última quinta-feira (29).

DNA de surfista

Tainá Hinckel é filha do ex-surfista profissional Carlos Kxot, o Caxote. A família mora na Guarda do Embaú-SC. Antes do surfe, a catarinense praticou judô, tendo sido campeã estadual da modalidade. Aos 11 anos, porém, ela optou por seguir os passos do pai, passando a dedicar-se integralmente ao surfe, esporte com o qual teve contato pela primeira vez aos dois anos.

Treinada pelo próprio Carlos Kxot, Tainá foi campeã sul-americana pro júnior em 2016. O bom desempenho nas divisões de base rendeu-lhe um convite para disputar a triagem do Rio Pro do ano seguinte, em Saquarema.

Além de 2017, Tainá disputou a etapa brasileira do Circuito Mundial da WSL 2019, quando ficou em nono, novamente em Saquarema. Desde então ela vem buscando a vaga na elite, o que ainda não aconteceu. Para disputar o World Tour em 2025, a catarinense precisa classificar-se via Challenger. Atualmente, ela participa também o WQS, do qual é a líder do ranking.

Por G1

Confira data e horário dos jogos das quartas de final Campeonato Catarinense 2024 Anterior

Confira data e horário dos jogos das quartas de final Campeonato Catarinense 2024

Invicta na Copa Ouro, seleção feminina fecha 1ª fase com goleada Próximo

Invicta na Copa Ouro, seleção feminina fecha 1ª fase com goleada

Deixe seu comentário