logo RCN
Geral

Santa Catarina pode receber “chuva preta" nos próximos dias

  • Imagem reprodução - Santa Catarina pode receber “chuva preta" nos próximos dias

Pessoas com condições pré-existentes, como problemas respiratórios ou cardiovasculares, são particularmente vulneráveis

A previsão de uma possível "chuva preta" em Santa Catarina nesta sexta-feira (13) levanta preocupações sobre os riscos para a saúde e o meio ambiente. Esse fenômeno é resultado da poluição atmosférica e das fuligens provenientes de queimadas, que se combinam com as gotas de chuva, alterando sua cor e pode ter impactos significativos na saúde da população e meio ambiente. 

O meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, informou que a "chuva preta" foi observada no Rio Grande do Sul antes de possivelmente atingir Santa Catarina. Em cidades como Arroio Grande e Pelotas, o fenômeno foi registrado na última segunda-feira (9).

Riscos à saúde

Pessoas com condições pré-existentes, como problemas respiratórios ou cardiovasculares, são particularmente vulneráveis e devem evitar atividades ao ar livre durante o fenômeno. A fuligem pode não ser visível nas gotas de chuva, mas pode ser detectada em água coletada em recipientes.

Riscos ambientais

A presença de poluentes no ambiente pode afetar a saúde de animais e ecossistemas, alterando habitats e a qualidade da água que eles utilizam. A acumulação de partículas poluentes pode alterar as características físicas do solo e contaminar os organismos aquáticos. 

Por Redação RSC


Ministro sugere possível retorno do horário de verão Anterior

Ministro sugere possível retorno do horário de verão

Bueiro estourado volta a causar transtornos em Imbituba Próximo

Bueiro estourado volta a causar transtornos em Imbituba

Deixe seu comentário