logo RCN
Geral

Aumento de pedintes no Centro de Imbituba gera incômodo na população

  • - Pedintes instalados em frente a mercado de Imbituba - Foto: Leandro Silveira

Moradores e comerciantes relataram o crescimento desse tipo de abordagem, principalmente por famílias e mães com crianças

A reportagem de segunda-feira (14), do programa Espaço Aberto, da Rádio 89, abordou o aumento significativo de pedintes que envolve crianças nas ruas e portas de estabelecimentos comerciais de Imbituba.

Moradores e comerciantes relataram o crescimento desse tipo de abordagem, principalmente por famílias e mães com crianças. A situação tem gerado incômodo e questionamentos sobre as medidas adotadas pelas autoridades locais.

Grupo de pedintes no Calçadão de Imbituba - Foto: Leandro Silveira


Em resposta, a Assistência Social explicou o protocolo adotado nesses casos. Quando há crianças envolvidas, o Conselho Tutelar deve ser acionado. No entanto, se os pedintes forem indígenas, a assistência informou que não há uma ação específica que possam realizar.

Caso ocorra tumulto ou arruaça, a orientação é acionar a Polícia Militar, que faz a remoção do local. Um exemplo recente foi a atuação do Conselho Tutelar na última sexta-feira (11), após uma mãe com crianças ser vista pedindo em um estabelecimento comercial.


Pedinte revoltada após ser filmada - Foto: Leandro Silveira


Questionada sobre uma possível estratégia para a alta temporada, que se aproxima, a Assistência Social afirmou que não há um protocolo para impedir que essas pessoas venham para a cidade.


A única medida disponível é a abordagem para oferecer auxílio de retorno à cidade de origem. Caso haja crianças, a situação pode resultar na retirada dos menores e acolhimento em abrigo, caso os responsáveis não aceitem a ajuda. Perturbações no comércio são resolvidas com o acionamento da Polícia Militar.

Por redação RSC

Dia Nacional da Música Gospel, Sairé e valorização do grafite; confira as novas leis sancionadas no Brasil Anterior

Dia Nacional da Música Gospel, Sairé e valorização do grafite; confira as novas leis sancionadas no Brasil

Moradores do Loteamento Santa Terezinha enfrentam dificuldades para regularização do fornecimento de energia elétrica Próximo

Moradores do Loteamento Santa Terezinha enfrentam dificuldades para regularização do fornecimento de energia elétrica

Deixe seu comentário