logo RCN
Geral

Santa Catarina terá verão típico sem influência do La Niña em 2025

  • - Foto: Fecomercio SC

Essa fase neutra deve trazer ao estado um verão considerado típico, com calor intenso, dias abafados e trovoadas frequentes ao final da tarde

O verão de 2025 em Santa Catarina não será impactado pelo fenômeno climático La Niña, responsável por reduzir as chuvas na região. Segundo monitoramentos da NASA, as condições do Oceano Pacífico não configuram o resfriamento necessário para o fenômeno, que exige temperaturas iguais ou inferiores a -0,5ºC por ao menos cinco meses consecutivos. Atualmente, a média é de -0,2ºC, indicando um período de neutralidade climática.

Essa fase neutra deve trazer ao estado um verão considerado típico, com calor intenso, dias abafados e trovoadas frequentes ao final da tarde. Porém, a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, destaca que a ausência de grandes fenômenos pode prolongar a atuação de massas de ar, resultando em intervalos mais longos de calor ou temperaturas amenas.

O que esperar do início do ano?

Para janeiro de 2025, as previsões apontam aumento das chuvas, especialmente no litoral, que historicamente é o período mais úmido do ano. Já para os meses de fevereiro e março, os modelos climáticos ainda divergem, mas as indicações são de temperaturas e precipitações dentro da normalidade para o verão catarinense.

Entenda os fenômenos climáticos

O La Niña é caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico, reduzindo os volumes de chuva no Sul do Brasil. Já o El Niño, resultado do aquecimento dessas águas, provoca um aumento na formação de nuvens carregadas e, consequentemente, chuvas mais intensas. Sem a presença de nenhum desses fenômenos, o clima em Santa Catarina será determinado por fatores locais e oscilações atmosféricas menores.

Verão típico à vista

Com a neutralidade climática, o verão de 2025 em Santa Catarina deve proporcionar condições ideais para atividades ao ar livre, com dias quentes e secos, intercalados por pancadas de chuva. Um cenário propício para aproveitar as praias e os atrativos turísticos que o estado oferece.

Por redação RSC

40 crianças não receberam o nome do pai este ano em Imbituba Anterior

40 crianças não receberam o nome do pai este ano em Imbituba

Celesc dá dicas de como economizar energia elétrica durante o verão Próximo

Celesc dá dicas de como economizar energia elétrica durante o verão

Deixe seu comentário