Escola Municipal de Imbituba é finalista do Prêmio Lume: Escola Referência 2025
-
Imagem divulgação PMI - Escola Municipal de Imbituba é finalista do Prêmio Lume: Escola Referência 2025
Instituição está entre as melhores do estado em inovação e práticas pedagógicas na educação pública
A Escola Municipal Professora Hermínia de Souza Marques, dirigida por Daniela Porsch Casagrande, conquistou um lugar entre as finalistas da 3ª edição do Prêmio Lume: Escola Referência, que valoriza experiências de excelência no ensino público catarinense. A confirmação foi publicada pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) no Diário Oficial Eletrônico em 8 de agosto.
Segundo a diretora, Daniela Casagrande, o reconhecimento é fruto de um esforço coletivo. “Este reconhecimento é de todos nós que vivemos e fazemos a Escola acontecer o dia a dia.Ele nos inspira a continuar inovando e fortalecendo uma escola cada vez mais acolhedora e inclusiva”.
A avaliação ocorre em três fases:
- Pré-qualificação - quando são selecionadas cinco escolas por mesorregião;
- Mérito - em que duas instituições se destacam pelos indicadores de esforço escolar;
- Validação - que envolve análise de práticas pedagógicas, gestão e entrevistas.
No Sul do estado, a Escola Municipal Professora Hermínia de Souza Marques avançou de forma consistente, garantindo lugar entre as duas melhores em mérito e agora disputando a fase final, que define os vencedores de 2025.
Os vencedores serão conhecidos em evento oficial no fim do ano. Mesmo antes da decisão final, a escola já assegura reconhecimento estadual e a certificação como instituição de destaque na educação pública catarinense.
Prêmio Lume
Criado em 2023, o prêmio é promovido pelo Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, que reúne o TCE/SC, o Ministério Público de Contas (MPC/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e parceiros da área educacional. O objetivo é identificar e difundir práticas inovadoras, incentivar o cumprimento dos planos de educação e fortalecer escolas inclusivas e acolhedoras.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário