Imbituba registra aumento no nível da lagoa de Ibiraquera e Defesa Civil estuda abertura emergencial
Imbituba registra aumento no nível da lagoa de Ibiraquera e Defesa Civil estuda abertura emergencial
-
Foto Otaviano Carvalho - RSC Portal - Imbituba registra aumento no nível da lagoa de Ibiraquera e Defesa Civil estuda abertura emergencial
Município aparece entre as quatro cidades com maiores acumulados de chuva em Santa Catarina; moradores relatam alagamentos e órgãos aguardam aval para abertura da barra
A equipe de reportagem do programa Espaço Aberto, da Rádio 89, na manhã desta terça-feira (26), esteve na sede da Defesa Civil do município para ouvir o coordenador Laureci Teixeira sobre a situação da lagoa de Ibiraquera, que preocupa moradores após o aumento do nível da água. Segundo os dados da Defesa Civil do Estado, Imbituba está entre as quatro cidades catarinenses com maiores acumulados de chuva em agosto.
De acordo com Teixeira, o aumento do nível da lagoa está diretamente ligado a um fenômeno que começou ainda no início do mês. “Em agosto tivemos uma maré muito forte que trouxe muita água para a lagoa. Com isso, houve elevação do banco de areia e, com as chuvas dos últimos dias, tivemos cheias”, explicou.
O coordenador reforçou que a abertura da barra segue um processo técnico que envolve autorização de diversos órgãos ambientais. “O pedido já está sendo feito e estamos aguardando o aval para que a abertura mecânica ocorra de forma confiável e confortável para todo mundo”, afirmou.
Previsão do tempo
Segundo a Defesa Civil, a previsão para Imbituba aponta permanência da chuva ainda na tarde desta terça-feira (26), com melhora a partir de quarta (27). O frio também deve perder intensidade a partir de amanhã.
Relatos de alagamentos

Adriano dos Passos Silva, secretário de Segurança Pública,Trânsito e Fiscalização do município, destacou que o aumento do nível da lagoa já traz reflexos para moradores da região. “Neste momento os riscos estão aumentando e já temos pontos de inundação em vias públicas e em residências. O relatório da atual situação foi enviado a todos os órgãos competentes e ao Ministério Público, que também são responsáveis pela abertura”, informou.
Enquanto o processo de autorização não é concluído, equipes da Defesa Civil e secretaria de fiscalização seguem atendendo demandas da população. “Estamos recebendo reclamações desde sábado, recebendo ocorrências. O canal de comunicação segue aberto e estamos atuando em todos os casos reportados”, completou Adriano.
Para solicitar auxílio, moradores podem entrar em contato com a equipe da Defesa Civil através do número 199.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário