logo RCN

Garopaba declara Situação de Emergência após erosão marinha e autoriza abertura da Barrinha

  • Foto: APMG - Garopaba declara Situação de Emergência após erosão marinha e autoriza abertura da Barrinha

Prefeitura e Defesa Civil iniciam ações emergenciais para conter danos e prevenir novos alagamentos

A Prefeitura de Garopaba decretou Situação de Emergência em toda faixa litorânea do município após uma intensa ressaca provocar danos significativos ao longo da orla. O Decreto n° 273/2025, assinado pelo prefeito Junior de Abreu Bento na última terça-feira (19), permite a adoção de medidas emergenciais para minimizar os efeitos da erosão e evitar novos prejuízos.

Desde o início da semana, a Defesa Civil realiza intervenções em áreas afetadas. A principal delas foi a reabertura do canal da “Barrinha”, entre as praias da Ferrugem e da Barra, que ficou obstruído após o avanço do mar. A medida busca reduzir o risco de transbordamento da Lagoa da Barra e prevenir alagamentos em bairros como Encantada, Ressacada, Palhocinha e Capão.

De acordo com a Defesa Civil, a maré elevada, com ondas de até cinco metros em alto-mar causou destruição de estruturas de contenção, arrastou embarcações e comprometeu ranchos de pesca, Além de danos à vegetação das dunas em diversos trechos da costa, principalmente nas praias do Siriú e da Gamboa. A Praia Central também registrou erosão severa, com prejuízos em áreas próximas ao mar.

Equipes técnicas continuam monitorando o nível da Lagoa da Barra e outras áreas de risco.

Segundo a Prefeitura Municipal de Garopaba e a Defesa Civil, ainda não há previsão para o encerramento das ações emergenciais, que seguirão conforme as condições climáticas e a evolução dos danos registrados ao longo da costa.

Por Redação RSC, Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Garopaba

Imbituba registra aumento no nível da lagoa de Ibiraquera e Defesa Civil estuda abertura emergencial Anterior

Imbituba registra aumento no nível da lagoa de Ibiraquera e Defesa Civil estuda abertura emergencial

Escola Álvaro Catão se torna centro de debates sobre possível mudança para modelo cívico-militar de gestão Próximo

Escola Álvaro Catão se torna centro de debates sobre possível mudança para modelo cívico-militar de gestão

Deixe seu comentário