Mais de 200 pinguins são encontrados mortos em praias de SC em apenas dois dias
-
Imagem iStock - Mais de 200 pinguins são encontrados mortos em praias de SC em apenas dois dias
Animais migratórios encalharam em São Francisco do Sul e Florianópolis; especialistas apontam causas naturais e ação humana
Santa Catarina registrou, nesta semana, um grande número de pinguins-de-magalhães encontrados sem vida no litoral. Somente entre segunda-feira (18) e quarta-feira (20), mais de 210 animais foram recolhidos por equipes de monitoramento.
Na Praia do Ervino, em São Francisco do Sul, cerca de 80 pinguins apareceram mortos. Dois dias depois, em Jurerê, em Florianópolis, outros 136 foram localizados. Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), essa situação costuma ocorrer durante os meses de outono e inverno, período em que os animais migram da Patagônia em busca de alimento e águas mais quentes.
Dados recentes mostram que, apenas na capital catarinense, mais de 1,1 mil pinguins já foram registrados desde o fim de junho. Destes, pouco mais de 70 estavam vivos e foram encaminhados para reabilitação. Em São Francisco do Sul, a Univille também acompanha os casos, mas a taxa de sobrevivência é baixa: em 2025, de 608 animais encalhados, somente nove resistiram.
Especialistas explicam que as mortes atingem, principalmente, os pinguins jovens, que se desorientam durante a migração e não conseguem se alimentar. Além das causas naturais, a atividade humana também preocupa. Exames apontam que muitos deles acabam presos em redes de pesca, o que aumenta as chances de afogamento.
Para reduzir os riscos, pesquisadores reforçam a importância de denúncias sobre práticas irregulares de pesca no litoral. O monitoramento é exigência do Ibama dentro do licenciamento ambiental da Petrobras na região da Bacia de Santos.
Em caso de encontrar um pinguim vivo na areia, a orientação é não devolvê-lo ao mar, manter distância e acionar imediatamente o PMP-BS pelo telefone 0800 642 3341.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário