logo RCN
Geral

Nova Regra: portabilidade do saldo de cartão de crédito inicia hoje

  • (Imagem animalia life) - Nova Regra: portabilidade do saldo de cartão de crédito inicia hoje

Medida visa reduzir o endividamento e proporcionar ao consumidor maior capacidade de planejamento financeiro

A partir desta segunda-feira (1°), os proprietários de cartões de crédito têm a possibilidade de transferir o saldo devedor de suas faturas para uma instituição financeira que ofereça melhores condições de renegociação. A medida, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e aprovada em dezembro do ano passado, visa reduzir o endividamento e proporcionar ao consumidor maior capacidade de planejamento financeiro.

Essa resolução complementa outra medida em vigor desde janeiro, que limitou os juros do rotativo do cartão de crédito a 100% da dívida. A portabilidade do saldo devedor da fatura, agora em vigor, permite que outras modalidades de pagamento pós-pagos se beneficiem dessa possibilidade, desde que a proposta da instituição financeira seja realizada através de uma operação de crédito consolidada, sem custos adicionais para o consumidor.

Além disso, para garantir maior transparência nas transações, as faturas de cartão de crédito deverão destacar informações essenciais como o valor total a ser pago, a data de vencimento da fatura atual e o limite total de crédito disponível. Também serão oferecidas opções de pagamento claro e detalhado, incluindo o valor mínimo obrigatório, os encargos a serem cobrados no próximo período em caso de pagamento mínimo, e opções de financiamento do saldo devedor, apresentadas em ordem crescente de custo total.

O CMN também determinou que as instituições financeiras devem comunicar ao titular do cartão a data de vencimento da fatura com antecedência mínima de dois dias, via e-mail ou mensagem em algum canal de atendimento. As faturas deverão conter informações complementares, como lançamentos na conta, detalhamento das operações de crédito contratadas, juros e encargos cobrados, tarifas aplicadas e limites individuais para cada tipo de operação.

Essas medidas visam não apenas facilitar a vida do consumidor, mas também aumentar a transparência e a competitividade no mercado de crédito, permitindo que os consumidores possam fazer escolhas mais informadas e eficientes em relação ao seu endividamento.

Por Redação RSC

Quase 10 mil vagas de empregos foram gerados no Sul de SC em 2024 Anterior

Quase 10 mil vagas de empregos foram gerados no Sul de SC em 2024

Imbituba mantém balneabilidade positiva Próximo

Imbituba mantém balneabilidade positiva

Deixe seu comentário