logo RCN
Cultura

Percurso Litorâneo reúne 200 pessoas em Imbituba e fortalece debate sobre novos Pontos de Cultura

  • Imagem divulgação - Percurso Litorâneo reúne 200 pessoas em Imbituba e fortalece debate sobre novos Pontos de Cultura

Três dias de programação destacaram acessibilidade, formação cultural e intercâmbio comunitário

A Parada Imbituba do Percurso Litorâneo encerrou-se no último domingo (31/8) após três dias de intensa programação cultural que reuniram cerca de 200 pessoas, entre artistas, coletivos, agentes culturais e comunidade. O encontro integra a Política Nacional de Cultura Viva e tem como objetivo fortalecer redes culturais comunitárias e ampliar a articulação entre os Pontos de Cultura no litoral catarinense, e teve no grupo Desmontagem Cênica o anfitrião dos participantes.

A programação contou com oficinas, visitas a iniciativas locais, apresentações artísticas e debates sobre políticas públicas, especialmente durante a roda de conversa sobre a implementação do segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com a participação de Eliza Docena, gerente de projetos e economia da cultura da FCC, e Rodrigo Oliveira, Vereador de Garopaba. Um dos momentos centrais foi a mesa redonda com o artista e agente territorial Preto Lauffer e a atriz, palhaça e produtora Catarina Kinas, no domingo à tarde, que trouxe reflexões sobre mapeamento cultural e caminhos para o reconhecimento de novos Pontos de Cultura, destacando a importância do engajamento comunitário e da construção de políticas de base.


O evento também promoveu atividades de formação e reflexão sobre acessibilidade, com Karizy Fernandes, atriz e consultora de acessibilidade, além de momentos de celebração coletiva, como o Boteco Cultural no sábado à noite e o encerramento festivo com o Maracatu Eko da Mata e a dinâmica “Mural Artístico”, conduzida por Luana Martins.

Com expressiva participação do público e diversidade de atividades, a Parada Imbituba reforçou o papel do Percurso Litorâneo como espaço de troca, aprendizado e articulação cultural.

O projeto segue agora para novas etapas em Florianópolis, Palhoça e Itajaí, promovendo intercâmbio artístico e comunitário e fortalecendo a criação e reconhecimento de novos Pontos de Cultura em Santa Catarina.

“Imbituba precisa conhecer a prova”: Defesa reforça tese de morte acidental em caso de modelo às vésperas de júri Anterior

“Imbituba precisa conhecer a prova”: Defesa reforça tese de morte acidental em caso de modelo às vésperas de júri

William Bonner anuncia saída do Jornal Nacional após 29 anos Próximo

William Bonner anuncia saída do Jornal Nacional após 29 anos

Deixe seu comentário