Imbituba celebra Dia da Independência do Brasil com desfile cívico neste domingo
Percurso Litorâneo reúne 200 pessoas em Imbituba e fortalece debate sobre novos Pontos de Cultura
-
Imagem divulgação - Percurso Litorâneo reúne 200 pessoas em Imbituba e fortalece debate sobre novos Pontos de Cultura
Três dias de programação destacaram acessibilidade, formação cultural e intercâmbio comunitário
A Parada Imbituba do Percurso Litorâneo encerrou-se no último domingo (31/8) após três dias de intensa programação cultural que reuniram cerca de 200 pessoas, entre artistas, coletivos, agentes culturais e comunidade. O encontro integra a Política Nacional de Cultura Viva e tem como objetivo fortalecer redes culturais comunitárias e ampliar a articulação entre os Pontos de Cultura no litoral catarinense, e teve no grupo Desmontagem Cênica o anfitrião dos participantes.
A programação contou com oficinas, visitas a iniciativas locais, apresentações artísticas e debates sobre políticas públicas, especialmente durante a roda de conversa sobre a implementação do segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com a participação de Eliza Docena, gerente de projetos e economia da cultura da FCC, e Rodrigo Oliveira, Vereador de Garopaba. Um dos momentos centrais foi a mesa redonda com o artista e agente territorial Preto Lauffer e a atriz, palhaça e produtora Catarina Kinas, no domingo à tarde, que trouxe reflexões sobre mapeamento cultural e caminhos para o reconhecimento de novos Pontos de Cultura, destacando a importância do engajamento comunitário e da construção de políticas de base.

O evento também promoveu atividades de formação e reflexão sobre acessibilidade, com Karizy Fernandes, atriz e consultora de acessibilidade, além de momentos de celebração coletiva, como o Boteco Cultural no sábado à noite e o encerramento festivo com o Maracatu Eko da Mata e a dinâmica “Mural Artístico”, conduzida por Luana Martins.
Com expressiva participação do público e diversidade de atividades, a Parada Imbituba reforçou o papel do Percurso Litorâneo como espaço de troca, aprendizado e articulação cultural.
O projeto segue agora para novas etapas em Florianópolis, Palhoça e Itajaí, promovendo intercâmbio artístico e comunitário e fortalecendo a criação e reconhecimento de novos Pontos de Cultura em Santa Catarina.
Deixe seu comentário