Projeto Douradinho volta a Imbituba com ações de educação ambiental em escolas municipais
Pesquisadores descobrem pegadas de dinossauros na Amazônia brasileira
-
Foto: Créditos JPavani/ Divulgação - Pesquisadores descobrem pegadas de dinossauros na Amazônia brasileira
Achado inédito confirma presença de dinossauros há 110 milhões de anos no norte da Amazônia brasileira
Pesquisadores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) confirmaram a descoberta inédita de pegadas fossilizadas de dinossauros na Amazônia brasileira, na região de Bonfim, próximo à fronteira com a Guiana. O achado é resultado de 14 anos de pesquisas que começaram em 2011, quando o geólogo Vladimir de Souza identificou padrões incomuns em rochas de arenito.
“Notei um lajedo que não constava nos mapas e percebi marcas que poderiam ser rastros. Encontramos pegadas de dinossauros gigantes, com mais de dez metros, e até marcas menores, semelhantes às de velociraptors”, contou o pesquisador.
As análises indicam que os animais viveram na região há cerca de 110 milhões de anos. Até o momento, foram identificados vestígios de seis gêneros de dinossauros, mas os cientistas estimam que até 20 tipos diferentes possam ter habitado o norte de Roraima.
O estudo também revelou fósseis de vegetais da mesma época, que ajudaram a formar o lavrado, bioma característico do estado. “Foi um período de grande transformação da biota, com o surgimento de coníferas, plantas com flor e samambaias”, explicou o antropólogo Carlos Vieira.
Os pesquisadores agora defendem a criação de um parque geológico na área, tanto para preservar o sítio quanto para fomentar o turismo científico. “Estamos ampliando as buscas e cada vez surgem mais evidências. Há muito ainda a ser estudado”, afirmou De Souza
Por Redação RSC, com informações do G1

Deixe seu comentário