logo RCN
Política

Governo lança site para cadastro das famílias afetadas pelas enchentes no RS

  • - Um dos locais atingidos pela enchente em Arroio do Meio, no dia 18 de maio — Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Benefício de R$ 5,1 mil será pago a quem teve de deixar casa

O governo federal lançou nesta segunda-feira (20) o site para as prefeituras do Rio Grande do Sul cadastrarem as famílias que receberão a parcela única do Auxílio Reconstrução no valor de R$ 5.100. Cada família poderá usar o dinheiro para comprar itens perdidos durante os alagamentos ou para reformar imóvel onde mora ou trabalha.

Quem pode receber

O apoio financeiro será pago a quem teve de abandonar a casa, de forma temporária ou definitiva.

As famílias desalojadas ou desabrigadas devem, obrigatoriamente, ser residentes em um dos 369 municípios gaúchos com situação de calamidade pública ou emergência pública reconhecida pela Defesa Civil nacional até 15 de maio. A lista dos municípios está disponível na internet. 

Os beneficiários do programa Bolsa Família que estiverem na situação de desalojados ou desabrigados poderão receber o auxílio Reconstrução. Mas quem não estiver nessas situações, não é elegível para o auxílio.

O cidadão que recebe o seguro-desemprego e é morador de área atingida, teve que sair de casa e perdeu bens com a chuva, poderá receber o auxílio.

Após acessar o sistema usando login e senha do Gov.Br e confirmar os dados cadastrados, o responsável pela família deve acessar o sistema periodicamente para verificar se o pagamento único já foi liberado.

Cada família pode ter apenas um Auxílio Reconstrução. O recebimento de mais de um deste benefício é considerado fraude, sujeito a sanções penais e cíveis cabíveis, além de ressarcir à União o valor recebido.

Por redação RSC com informações de Agência Brasil

Partido de Bolsonaro é o maior em crescimento de filiados em SC Anterior

Partido de Bolsonaro é o maior em crescimento de filiados em SC

Segurança pública de SC terá terceiro secretário em menos de dois anos Próximo

Segurança pública de SC terá terceiro secretário em menos de dois anos

Deixe seu comentário