logo RCN
Política

Justiça Eleitoral em movimento: projeto está no bairro Ibiraquera para regularização do título de eleitor

  • - Foto: redação RSC Portal

Iniciativa visa expandir serviços eleitorais, antecipar ações para as Eleições 2024 e estimular busca por regularização antes do prazo final. Conheça os cinco eixos estratégicos do projeto.

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina está em ação com o projeto "Justiça Eleitoral em movimento", uma iniciativa que visa ampliar o acesso aos serviços eleitorais em comunidades não alcançadas pelo atendimento presencial. Em Imbituba, a ação está acontecendo no bairro Ibiraquera, até o dia 23 de fevereiro. 

Além de proporcionar maior proximidade, o projeto tem como meta antecipar atividades do calendário das Eleições 2024, promovendo atendimentos volantes e ações de divulgação. A intenção é estimular a procura pelos serviços eleitorais antes do prazo final, que encerra em 8 de maio de 2024, para solicitações de primeiro título, transferência, atualização de dados e regularização da situação junto à Justiça Eleitoral.

A representante da 73º Zona Eleitoral - Imbituba, Denise Bortoluzzi, afirma que os serviços acontecem das 10h às 16h. E estão localizados no Salão Paroquial do bairro Ibiraquera. 

O ciclo 2023-2024 do projeto abrange cinco eixos estratégicos:

Eixo 1: Alcance Total em 219 Municípios

Até 5 de abril de 2024, a Justiça Eleitoral busca realizar atendimento presencial nos 219 municípios catarinenses não abrangidos por sede de zona eleitoral, visando alcançar 100% de presença nos 295 municípios do estado.

Consulte as datas dos próximos atendimentos volantes.

Eixo 2: Educação e Emissão do Primeiro Título

Focado em instituições de ensino, o projeto visa emitir o primeiro título para pessoas com 15 anos completos ou mais, além de coletar dados biométricos para aqueles que já são eleitores. Escolas, faculdades e universidades, públicas ou privadas, podem solicitar atendimento em suas dependências para alunos, professores e funcionários.

Eixo 3: Atendimento em Locais Distantes

Este eixo permite à zona eleitoral realizar atendimento volante em bairros (área urbana) ou localidades (área rural) de qualquer município, alcançando pessoas distantes da sede. As solicitações devem ser encaminhadas ao juízo da zona eleitoral do município interessado.

Eixo 4: Retomada da Biometria

Após a suspensão durante a pandemia, a coleta de dados biométricos foi retomada, buscando estimular o agendamento e comparecimento da população aos cartórios eleitorais.

Eixo 5: E-mail Automatizado para Atendimentos Virtuais

Como complemento ao Eixo 4, a Justiça Eleitoral expedirá e-mails às pessoas que solicitaram atendimento virtual durante a pandemia. O objetivo é agendar atendimento presencial nos cartórios eleitorais e promover a coleta de dados biométricos, caso não tenham sido realizados.

por redação RSC Portal - informações Justiça Eleitoral 

Fernando Rosa, pré-candidato a prefeito, visita calha da Divinéia Anterior

Fernando Rosa, pré-candidato a prefeito, visita calha da Divinéia

Projeto para internação involuntária de pessoas em situação de rua em Florianópolis é aprovado em 2ª votação e vai para sanção do prefeito Próximo

Projeto para internação involuntária de pessoas em situação de rua em Florianópolis é aprovado em 2ª votação e vai para sanção do prefeito

Deixe seu comentário