logo RCN

MPSC: Estado terá que tomar providências para reduzir espera por atendimento oncológico

  • (Imagem Gilmar de Souza / Agencia RBS) - MPSC: Estado terá que tomar providências para reduzir espera por atendimento oncológico

Legislação estabelece prazos para consultas, exames e início do tratamento pelo SUS, mas espera tem superado os limites legais.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recomendou ao Estado de Santa Catarina que providencie urgentemente as medidas necessárias para solucionar a demanda reprimida em oncologia. A intenção é fazer com que os prazos estabelecidos na Lei 12.732/2012, que define o limite de 30 dias para realização do exame para confirmar o diagnóstico de câncer e 60 dias para o início do tratamento, sejam cumpridos.

A recomendação foi feita pela 33ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, com atribuição estadual na área da saúde após investigar, em inquérito civil instaurado a partir da representação de um paciente que aguardava pelo atendimento além do prazo legal. Foi verificado que a oferta do serviço público de saúde é inferior à demanda.

No curso do inquérito, a Secretaria de Estado da Saúde respondeu apenas de forma genérica, sem exposição de dados ao que tem sido feito, prazos a serem cumpridos, ou previsões para resolução do problema, a fim de disponibilizar o tratamento para pacientes com neoplasia maligna em tempo razoável.

"Não foi apresentada, até o presente momento, qualquer medida capaz de solucionar a demanda reprimida em oncologia ou sequer uma proposta de possível redução e consequente resolução, ainda que a longo prazo", destaca o Promotor de Justiça Fabrício José Cavalcanti.

Assim, recomendou ao Estado que, por meio da Secretaria de Saúde, tome as providências, em caráter urgente, para adequação da oferta de atendimento à demanda da população, a fim de cumprir os prazos estabelecidos na Lei 12.732/2012.

O prazo para a resposta sobre o acatamento ou não da recomendação é de 10 dias, contados a partir do recebimento do documento. 

Uma recomendação do Ministério Público é uma cientificação expressa e formal da necessidade de providências para resolver uma situação irregular ou prevenir uma irregularidade. O não atendimento pode resultar em medidas judiciais e extrajudiciais.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Garopaba Pronto Atendimento 24 horas conta com mais de cinco especialidades médicas Anterior

Garopaba Pronto Atendimento 24 horas conta com mais de cinco especialidades médicas

Governo prepara hospital de campanha para atender índios yanomami Próximo

Governo prepara hospital de campanha para atender índios yanomami

Deixe seu comentário