logo RCN
Segurança

35 toneladas de pescado impróprio para consumo são apreendidas durante fiscalização em Laguna

  • Imagem reprodução - 35 toneladas de pescado impróprio para consumo são apreendidas durante fiscalização em Laguna

Entre os produtos apreendidos estavam pescado salgado e peixe eviscerado de diversas espécies

Uma operação de fiscalização conjunta resultou na apreensão de 35 toneladas de pescado impróprio para consumo em Laguna. O objetivo da fiscalização é combater a produção e comercialização clandestina de produtos de origem animal, verificando a conformidade com as normas sanitárias. 

Durante a operação, foram identificados diversos problemas, como a falta de identificação de origem dos produtos, validade expirada e estabelecimentos sem registro para comercialização ou processamento de alimentos de origem animal.

Entre os produtos apreendidos estavam pescado salgado e peixe eviscerado de diversas espécies. O pescado impróprio foi descartado de acordo com as normas sanitárias: parte foi enviada para um aterro sanitário e o restante para uma indústria de ração.

A ação foi realizada pelo Departamento Regional de Tubarão da Cidasc, em colaboração com o Centro de Apoio Operacional do Consumidor do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).

Selo de inspeção

A Cidasc, responsável pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE), enfatiza a importância do selo de inspeção sanitária para a comercialização de produtos de origem animal. Esse selo garante que o estabelecimento esteja registrado e sujeito à fiscalização, assegurando a saúde pública.

As agroindústrias têm a opção de registrar-se também nos Serviços Municipais de Inspeção (SIM), no Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi), todos comprometidos com a conformidade e segurança alimentar.

Por Redação RSC


Bombeiros entram no 6º dia de busca pelo menino de 8 anos que desapareceu em Garopaba Anterior

Bombeiros entram no 6º dia de busca pelo menino de 8 anos que desapareceu em Garopaba

Furto de comércio em Araçatuba termina com prisão após ação rápida da Polícia Militar Próximo

Furto de comércio em Araçatuba termina com prisão após ação rápida da Polícia Militar

Deixe seu comentário