logo RCN
Segurança

“Deu mole, sumiu!”: furtos frequentes preocupam moradores de Imbituba

  • - Foto: imagem ilustrativa

Somente no último domingo (1º), duas ocorrências foram registradas pela Polícia Militar

O 34º Batalhão de Polícia Militar de Imbituba atendeu a dois casos de furto no último domingo, 1º de dezembro, reforçando a crescente preocupação com a segurança na região.

O primeiro furto foi registrado às 16h47, na praia da Ibiraquera. Uma motoneta Honda Biz 125, de cor vermelha, ano 2010, foi levada por criminosos. A proprietária relatou que estacionou o veículo nas proximidades da praia por volta das 14h. Ao retornar no final da tarde, constatou o desaparecimento do veículo. A Polícia Militar esteve no local e registrou um boletim de ocorrência.

Mais tarde, às 21h06, a guarnição foi acionada para atender a um furto em residência na Rua Itajaí, na Barra da Ibiraquera. O proprietário da casa informou que encontrou uma porta e uma janela arrombadas, além de diversos cômodos revirados. Entre os itens furtados estavam duas bicicletas, duas televisões, uma prancha de surfe, um frigobar, um micro-ondas, um roteador, uma serra circular, um aparelho Alexa, um liquidificador, uma fechadura eletrônica, um fogão cooktop e dois notebooks.

A Polícia orienta a população a reforçar as medidas preventivas e a denunciar atividades suspeitas por meio do telefone de emergência 190.

Confira dicas da Polícia Militar para evitar furtos em veículos:

  • Evite deixar objetos à vista: bolsas, mochilas, celulares ou qualquer item de valor no interior do carro chamam a atenção de criminosos. Guarde-os no porta-malas ou leve consigo.
  • Tranque sempre o veículo: certifique-se de que as portas, janelas e o porta-malas estão devidamente travados, mesmo que a parada seja rápida.
  • Use alarmes e dispositivos de segurança: sistemas de rastreamento, bloqueadores ou travas adicionais ajudam a inibir ações criminosas.
  • Estacione em locais seguros: prefira estacionamentos pagos, bem iluminados e movimentados. Evite ruas desertas ou de pouca visibilidade.
  • Cuidado com abordagens suspeitas: fique atento ao entorno ao estacionar ou sair do veículo, principalmente em horários e locais de menor movimento.

Para evitar que a sua casa seja furtada, pode:

Reforçar portas e janelas

Instale barras de segurança, trancas adicionais, grades resistentes e fechaduras de qualidade. Evite trincos cilíndricos e cadeados finos. 

Instalar um sistema de alarme

Um sistema de alarme monitorado pode incluir sensores de movimento, sirene, câmeras e controle de acesso. 

Iluminar as áreas externas

Mantenha as áreas externas bem iluminadas para desencorajar invasores. Evite deixar luzes externas acesas durante o dia, pois pode indicar que a casa está vazia. 

Contratar um seguro residencial

Um seguro residencial pode proteger a sua família, a moradia, os bens e cobrir sinistros comuns. 

Observar o comportamento das pessoas

Observe o comportamento das pessoas no dia a dia e quando providenciar algum serviço, confira a reputação da empresa. 

Não expor detalhes da rotina

Não exponha detalhes da rotina ou dos bens da família.

Por redação RSC

Tsunami meteorológico causa estragos no litoral Sul de Santa Catarina Anterior

Tsunami meteorológico causa estragos no litoral Sul de Santa Catarina

Homem é preso suspeito de incendiar casa com pai dentro Próximo

Homem é preso suspeito de incendiar casa com pai dentro

Deixe seu comentário