logo RCN
Segurança

ATUALIZAÇÃO: Polícia Civil deflagra segunda fase da operação “Ourímetro”, que apura fraude em contratos com a Prefeitura de Imbituba

  • (Imagem RSC) - ATUALIZAÇÃO: Polícia Civil deflagra segunda fase da operação “Ourímetro”, que apura fraude em contratos com a Prefeitura de Imbituba

Foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão e 10 servidores públicos foram afastados de suas funções. Polícia Científica fez extração de material em computadores da prefeitura

Na manhã desta quinta-feira (23), a Polícia Civil, sob a coordenação da DPCo de Imbituba e com o apoio da Polícia Científica, deflagrou uma operação policial visando combater uma organização criminosa que fraudava a execução de serviços de maquinário (trator, pá niveladora, caminhão caçamba e outros) com a Prefeitura de Imbituba

Ao todo, foram cumpridos 32  mandados de busca e apreensão e 10 servidores públicos foram afastados de suas funções.

De acordo com Patel, delegado responsável pelas investigações, o objetivo da operação realizada nesta quinta-feira foi buscar mais materiais que comprovem as ações da organização criminosa. 

“Participaram hoje cerca de 100 polícias civis, mais o IGP, a Polícia Científica que retornou para fazer extração de material em computadores da prefeitura, pra ver de que forma essas horas eram aferidas dentro do sistema da Prefeitura”, explicou o delegado.

Ainda segundo o delegado, as máquinas com horímetros adulterados estavam espalhadas por toda a cidade, inclusive divididas por regiões. 

“Qualquer pessoa que transita com seu veículo, inclusive aqui no centro de Imbituba, percebe a precariedade de vários pontos das nossas estradas. Certamente isso, essa precariedade a que eu me refiro, é reflexo desse tipo de ação, deste tipo de conduta. Essas máquinas teriam um efeito direto no trabalho de prevenção de alguns riscos, no trabalho de manutenção de rodovias. Isso reflete diretamente no dia a dia de cada cidadão”, destacou Patel. 

Entenda o caso

No primeiro semestre do ano de 2023, a Polícia Civil de Imbituba recebeu diversas denúncias anônimas indicando que as empresas contratadas por meio da licitação 0074/2022 estavam com o sistema de aferição de horas trabalhadas (horímetro) fraudados. Ao marcar horas a mais do que as efetivamente trabalhadas, a medição adulterada gerava prejuízo à administração pública municipal.

Diante dessas informações, foram feitas investigações preliminares com o objetivo de confirmar as informações. 

Apurou-se que a licitação citada tinha por objetivo a contratação de empresas especializadas para prestação de serviços de locação de veículos automotores, tipo caminhão, caçamba/basculante e máquinas pesadas. Era incluso ainda a manutenção do motorista, no caso de caminhão, operador, no caso de máquinas, combustível em ambos os casos e horímetro em todos os equipamentos. 

Ao final do certame, 8 empresas foram vencedoras com a destinação total de 25 equipamentos para prestação de serviços à prefeitura de Imbituba, cujos valores somados da contratação é de R$10.091.890,00.

As investigações apontavam que os veículos contratados pela licitação 0074/2023 estavam operando com o horímetro adulterado, de forma a aferir horas trabalhadas muito acima das realmente realizadas pela empresa contratada, cujo pagamento a maior era realizado pela prefeitura municipal de Imbituba-SC.

Em junho de 2023, a Polícia Civil de Imbituba e de Garopaba e a Polícia Científica de Laguna realizaram uma operação em conjunto visando realizar exame o pericial nas máquinas das empresas vencedoras que estavam prestando serviços para a prefeitura de Imbituba, buscando comprovar se o sistema de aferição de horas trabalhadas estava adulterado ou não.  

Na ocasião, 15 máquinas que prestavam serviços à prefeitura de Imbituba foram periciadas, das quais 11 apresentaram adulteração no horímetro. Todas as empresas que tiveram suas máquinas periciadas apresentaram algum tipo de fraude.

Durante a operação, o motorista de uma das máquinas tentou despistar a operação modificando a estrutura do horímetro de uma das máquinas que seria examinada naquele dia. O aparelho celular usado por ele para realizar a adulteração foi apreendido e passou por análise após autorização judicial.

Segundo as informações das planilhas de horas que a Polícia Civil teve acesso até o momento, as máquinas trabalhavam todos os dias, praticamente com hora cheia, não respeitando dias chuvosos, feriados, ou pausas no trabalho.

As autoridades identificaram uma estrutura criminosa formada pelos particulares contratados pela administração pública e por funcionários públicos que tinham conhecimento e permitiam que o crime continuasse ocorrendo em prejuízo da administração pública municipal. O valor perdido pela prefeitura ainda está sendo apurado. 

Diante dos fatos, foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão nos endereços ocupados pelos envolvidos, funcionários públicos e particulares, e 10 servidores públicos da administração municipal foram afastados de suas funções. A operação, realizada nesta quinta-feira (23), resultou na coleta de uma vasto material que será encaminhado à Polícia Científica para ser analisada pela Polícia Civil.

Por Redação RSC

Acidente de trânsito entre motocicletas deixa dois feridos em Nova Brasília Anterior

Acidente de trânsito entre motocicletas deixa dois feridos em Nova Brasília

10 crianças ficam feridas em acidente entre ônibus escolares; confira o vídeo do acidente Próximo

10 crianças ficam feridas em acidente entre ônibus escolares; confira o vídeo do acidente

Deixe seu comentário