logo RCN

Diretora de creche na Grande Florianópolis é indiciada por maus-tratos contra 9 crianças

Fonte: g1 e NSC

Vítimas possuem entre três e quatro anos. Mães relatam que crianças chegavam com assaduras na área da fralda, machucados, fome e sede. A unidade fica em São José.

A diretora de uma creche em São José, na Grande Florianópolis, foi indiciada por maus-tratos contra nove crianças. As vítimas, de acordo com a Polícia Civil, possuem entre três e quatro anos. A unidade foi fechada no início do mês.

O delegado responsável pelo caso, Cristiano Souza, informou, na segunda-feira (30), que a mulher foi acusada de privar as crianças de alimentação e cuidados, além de submetê-las a constrangimento por meio de coação e humilhação.

A investigação começou na metade de janeiro, quando sete mães e uma ex-funcionária denunciaram a situação. Desde então, outras famílias registraram boletim de ocorrência.

De acordo com a polícia, a suspeita "estava consciente que, com a sua conduta, as vítimas estavam sendo expostas a situação de perigo". Ela atuava como diretora, professora e responsável logística do espaço infantil.

A Polícia Civil pediu a prisão da diretora, mas o Ministério Público do Estado (MP-SC), que agora avalia o caso, recorreu ao pedido por "não haver motivos". O órgão justificou que ela não apresenta risco à sociedade.

O advogado da indiciada destacou em nota que "a inocência de sua cliente será provada" e que todas as pessoas "da outra parte não podem se aproximar dela".

Investigação

A história chegou à Polícia Civil em 13 de janeiro. As mães e uma ex-professora, que serviu de testemunha, falaram com a Central de Plantão Policial da cidade.

"As mães relatam que essas crianças chegariam em casa com assaduras na fralda, machucadas, com lesões, em algumas oportunidades, sede e fome, quando iam buscar na creche. Na segunda-feira, o plantão policial mandou para a delegacia [DPCami] o que tinha sido produzido no plantão. Com base nessas informações, instaurou-se o inquérito policial", afirmou o delegado.

A diretora da creche é investigada por maus-tratos. O delegado disse que ela nega as condutas denunciadas. O advogado da diretora também se manifestou por nota e disse que "as acusações não procedem" (leia íntegra abaixo).

O que diz a prefeitura

O município se manifestou de forma oficial com nota na terça (17). Confira a íntegra:

Profissionais do Conselho Tutelar, da Vigilância Sanitária e do Conselho Municipal de Educação de São José estiveram na manhã de segunda-feira (16) na creche, localizada no bairro Serraria, para inspecionar o local, após denúncias.

Os profissionais encontraram o local vazio, sem atendimentos ou pessoas trabalhando, e identificaram sinais de depredação. A creche, considerada irregular, não está mais em funcionamento. A Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso foi comunicada e está investigando possíveis irregularidades e responsabilidades.

O que diz a diretora da creche

Confira abaixo a íntegra da nota da defesa da diretora da creche, feita pelo advogado Wandergell Leiroza.

As acusações não procedem. Há manifestação de pais em favor da sra. Ana , nossa cliente, no sentido de que a mesma sempre cuidou bem das crianças e do local. Essas pessoas já deram entrevista pública neste sentido e vão depor em juízo esclarecendo os fatos. A sra. é uma professora formada e dedica 24 anos nesta atividade, educando crianças. A nossa cliente ficou muito abalada com o corrido e a truculência do ato ocorrido na presença de crianças expondo-as a riscos pela invasão e depredação, e lhe causou abalos emocionais, então, até para efeito de segurança de todos, a creche foi fechada. A creche estava em processo de regularização junto à Prefeitura. No local, a creche funciona há 5 anos, atendendo aquela comunidade que acabou sendo prejudicada pelo ocorrido. Estamos tomando medidas judiciais cabíveis de natureza cível e criminal sobre o ocorrido, e os responsáveis serão punidos.


Homem é abordado pela PM fumando baseado em via pública Anterior

Homem é abordado pela PM fumando baseado em via pública

DPCO de Garopaba prende dono de barbearia por tráfico de drogas Próximo

DPCO de Garopaba prende dono de barbearia por tráfico de drogas

Deixe seu comentário