Diocese de MT apura conduta de padre após flagra em casa paroquial
Falsos fiscais são presos em Santa Catarina após aplicar golpes em comerciantes
-
Foto: PMSC / Divulgação - Falsos fiscais são presos em Santa Catarina após aplicar golpes em comerciantes
Suspeitos usavam coletes, distintivos e até uma viatura falsa para intimidar donos de estabelecimentos e exigir pagamentos indevidos
Dois homens foram presos nesta terça-feira (14) em Florianópolis suspeitos de aplicar golpes em comerciantes se passando por fiscais de defesa do consumidor. A prisão foi feita pela Polícia Militar na Avenida Osni Ortiga, na Lagoa da Conceição, após denúncias de lojistas da região.
De acordo com a PM, os suspeitos circulavam pela cidade em um Jeep Compass com giroflex e plotagem semelhante à de veículos oficiais. A dupla usava coletes, distintivos, câmeras corporais e até um equipamento para verificação de combustíveis, simulando ser de um órgão fiscalizador.
Os falsos fiscais se apresentavam como integrantes do “Instituto Nacional de Apoio ao Consumidor” (Inacon) e alegavam ter autoridade para autuar comércios por supostas irregularidades. Em seguida, ofereciam “cursos obrigatórios” ou cobravam valores em troca de evitar multas.
Na delegacia, comerciantes dos bairros Ribeirão da Ilha e Armação relataram ter sido coagidos a pagar para não sofrer penalidades. Um dos detidos foi reconhecido por uma mulher que afirmou ter sido vítima de outro golpe — dessa vez, quando os suspeitos se passaram por funcionários de um banco para recolher seu cartão e realizar saques indevidos.
A Polícia Militar confirmou que o Inacon não possui qualquer vínculo com órgãos públicos em Santa Catarina. A autarquia responsável pela defesa do consumidor no estado é o Procon.
Os dois homens foram encaminhados à Polícia Civil e responderão por usurpação de função pública e estelionato. O veículo e o material utilizado nos golpes foram apreendidos.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário