logo RCN

Governo de Garopaba sedia eventos que fortalece a proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência

  • - Foto: divulgação PMG

Encontro reuniu representantes de várias entidades de SC na luta para garantir a escuta protegida.

Em 5 de abril de 2018, entrou em vigor a Lei Federal 13.431/2017, que estabelece garantias de direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência, oferecendo a escuta protegida, dando uma maior proteção em seus depoimentos, sendo um passo muito importante na causa da proteção infantil.

Com isso, o Governo de Garopaba, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu nos dias 21 e 22 de março, no auditório da Escola Estadual Luiz Carlos Luiz, um seminário

sobre a organização do sistema dessas garantias a serem implementadas em Santa Catarina e a reunião do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, COEGEMAS, e da Comissão Intergestores Bipartite de SC, CIB/SC.

Cerca de 250 pessoas de várias cidades de SC estiveram presentes para debater e colocar em prática um ambiente acolhedor e a utilização de ferramentas para evitar o processo de relatos repetitivos nos depoimentos da criança e do adolescente.

Além de vários debates e palestras, na ocasião, as assessoras de Políticas Públicas e Educação, Vania Guareski Souto e Bianca da Silveira da Rosa, da Grande Florianópolis,  apresentaram o Protocolo para o tema.

Segundo o secretário de Assistência Social de Garopaba, Aires dos Santos, afirma que foi um grande aprendizado para dar um maior aporte na proteção e integridade nos depoimentos das crianças e adolescentes.

“A criança e o adolescente devem sempre ter a sua integridade garantida em todas as esferas, e reduzir o depoimento de seus traumas vivenciados ajuda muito no seu desenvolvimento saudável em um todo. E através deste seminário, iremos estabelecer e orientar a criação de centros de atendimento integrado, que contarão com equipes multidisciplinares para acolher crianças e adolescentes vítimas de violência e testemunhas”, diz o secretário.

Durante a reunião do COEGEMAS e da CIB de SC, o evento contou com a presença da secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Alice Kuerten, que a anunciou  o cofinanciamento de R$ 55 milhões e aprovação que regulamenta os pisos do Sistema Único de Assistência Social, Suas, oriundos do Fundo Estadual de Assistência Social de Santa Catarina.

Fonte: Assessoria/PMG


Vândalos são flagrados danificando câmeras de videomonitoramento em Garopaba Anterior

Vândalos são flagrados danificando câmeras de videomonitoramento em Garopaba

Colisão entre moto e caminhonete deixa dois feridos em Imaruí Próximo

Colisão entre moto e caminhonete deixa dois feridos em Imaruí

Deixe seu comentário