logo RCN
Segurança

Operação Discórdia: Polícia Civil cumpre mandados em Imbituba e outras cidades contra grupo que vazava dados sigilosos online

  • Imagem divulgação PCRS - Operação Discórdia: Polícia Civil cumpre mandados em Imbituba e outras cidades contra grupo que vazava dados sigilosos online

Grupo é suspeito de invadir sistemas, vender informações sigilosas e divulgar vídeo de abuso sexual contra vítima adolescente

Na manhã desta terça-feira (12), equipes da Polícia Civil cumpriram mandados de busca e apreensão em Imbituba, como parte de uma ação coordenada para combater crimes virtuais. A ofensiva, chamada de Operação Discórdia, também teve alvos em quatro cidades do Rio Grande do Sul: Pelotas, Rio Grande, Montenegro e Arvorezinha.

Entre os envolvidos, estão dois adolescentes, de 15 e 17 anos, e dois adultos de 20 anos. Os menores serão responsabilizados por atos infracionais equivalentes a invasão de sistema informático, associação criminosa e divulgação de pornografia infantil. Já os adultos responderão pelas mesmas práticas, acrescidas do crime de corrupção de menores.

De acordo com a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), o grupo investigado teria invadido o sistema eletrônico de processos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Entre os arquivos acessados, estava um vídeo de audiência que tratava de um caso de abuso sexual envolvendo uma vítima adolescente. O material, protegido por sigilo judicial, foi divulgado na rede social Discord com o objetivo de expor e humilhar a vítima.

As autoridades apontam que a invasão teria sido articulada como ato de vingança. O suposto mandante está atualmente preso por crimes de pedofilia e, segundo as investigações, teria ordenado a ação de dentro do sistema prisional.

Além disso, as apurações, conduzidas com apoio do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC), indicam que o grupo também violou o banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do RS. Informações internas obtidas de forma ilegal teriam sido comercializadas pelos investigados.

Por Redação RSC

Homem é detido após ameaçar e agredir ex-companheira em Imbituba Anterior

Homem é detido após ameaçar e agredir ex-companheira em Imbituba

Polícia Militar recupera carro furtado e detém dois suspeitos em Imbituba Próximo

Polícia Militar recupera carro furtado e detém dois suspeitos em Imbituba

Deixe seu comentário