Vídeo de abordagem policial em SC levanta questionamentos e reação da OAB*
-
Imagem Reprodução Internet - Vídeo de abordagem policial em SC levanta questionamentos e reação da OAB
Entidade destaca necessidade de transparência e proteção de direitos em operações policiais
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um policial militar colocando um objeto na cintura de um homem algemado durante uma operação em Florianópolis. A gravação, feita na quarta-feira (13), gerou repercussão e levou a Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC) a se manifestar, afirmando que acompanha o caso.
Segundo a Polícia Federal (PF), o homem preso é suspeito de furtar a casa de um policial federal. Ele foi identificado por câmeras de segurança e exames papiloscópicos, sendo detido com itens levados da residência, incluindo um revólver e o computador funcional da corporação. O suspeito foi autuado em flagrante por furto qualificado e encaminhado à Superintendência da PF.
A Polícia Militar não se pronunciou sobre as imagens. Já a PF informou que o vídeo será alvo de investigação. A filmagem foi compartilhada por perfis nas redes sociais, entre eles o do vereador Leonel Camasão Cordeiro (PSOL), que disse ter acionado a Corregedoria da PM.
Para a OAB/SC, o caso reforça a necessidade de uso de câmeras corporais pelos agentes de segurança pública, como forma de garantir transparência e preservar direitos. A entidade lembrou que o programa foi encerrado pela Polícia Militar de Santa Catarina em 2024, após alegações de problemas técnicos e limitações orçamentárias.
Por Redação RSC
Deixe seu comentário