Projeto de lei que beneficia cooperativas de energia avança na Câmara dos Deputados
5G liberado em todos os municípios do Brasil
-
Imagem James Yarema/Unsplash - 5G liberado em todos os municípios do Brasil
Operadoras estão livres para implementar a tecnologia em qualquer cidade
A tecnologia 5G, que promete revolucionar a conectividade no Brasil, está oficialmente liberada para instalação em todos os 5.570 municípios do país. O sinal foi totalmente ativado após a conclusão da "limpeza" da faixa de frequência de 3,5 GHz, anunciada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pela Entidade Administradora da Faixa (EAF) no último dia 26 de novembro.
Antes da chegada do 5G, a faixa de 3,5 GHz era usada por serviços de radiodifusão e TV aberta via antenas parabólicas, que operavam na Banda C. Para liberar a faixa foi feita a desocupação de 1.482 estações satélites profissionais, usadas por emissoras de rádio, TV e outras instituições.
Além disso, 4,3 milhões de famílias de baixa renda, cadastradas em programas sociais, receberam kits de conversão para continuarem acessando TV aberta. A instalação de filtros nas parabólicas também foi realizada para evitar interferências do sinal 5G.
Cronograma antecipado
Inicialmente prevista para 2025, a limpeza foi concluída com 14 meses de antecedência, beneficiando os últimos 190 municípios, localizados na Bahia. Com isso, as operadoras estão livres para implementar a tecnologia em qualquer cidade, embora o edital do leilão exija a cobertura total do 5G somente em 2029.
Como solicitar o kit gratuito
Famílias que ainda dependem da parabólica tradicional para TV aberta podem solicitar gratuitamente os kits de conversão pelo telefone 0800-729-2404 ou pelo site oficial da EAF.
Essa transição segue o modelo adotado anteriormente no desligamento da TV analógica, quando as operadoras custearam conversores e antenas digitais para garantir acesso à televisão nas comunidades mais vulneráveis.
Com o 5G, o Brasil avança em conectividade e abre espaço para inovações tecnológicas em todas as regiões, tornando a internet de alta velocidade mais acessível.
Por Redação RSC, com informações da Agência Brasil
Deixe seu comentário