logo RCN
Geral

Crescimento do Tik Tok como ferramenta de pesquisa preocupa educadores

  • (Imagem Eliseu Geisler / Shutterstock.com) - Crescimento do Tik Tok como ferramenta de pesquisa preocupa educadores

Estudantes buscam respostas rápidas sobre uma variedade de disciplinas e resumos de livros cobrados em vestibulares

Nos últimos anos, o TikTok emergiu como uma das plataformas sociais mais populares entre a juventude. Em 2022, um estudo interno do Google revelou que 40% dos jovens já utilizavam o TikTok como ferramenta de busca. Este ano (2024), um levantamento feito pela Adobe mostrou que 64% da geração Z, nascidos entre 1995 e 2010, preferem o TikTok em vez do Google para buscar informações, inclusive, para fins educacionais.

A plataforma chinesa se transformou em um espaço onde estudantes buscam respostas rápidas sobre uma variedade de disciplinas, e até mesmo resumos de livros cobrados em vestibulares. No entanto, educadores alertam que o consumo desses conteúdos deve ser feito com moderação,uma vez que não substitui as explicações e discussões em sala de aula.

Pesquisas recentes indicam que o uso excessivo de redes sociais pode contribuir para problemas como ansiedade, queda no rendimento escolar e dificuldades de concentração. Além disso, há preocupações quanto à segurança online e à exposição a conteúdos inadequados. 

Alunos, pais e educadores precisam estar conscientes quanto aos benefícios e riscos associados ao uso do TikTok e outras plataformas digitais, promovendo um uso responsável e equilibrado dessas tecnologias no ambiente educacional.

Por Redação RSC

Imbitubense Felippe Prates é o novo presidente da Vertical de tecnologia do LIDE SC Anterior

Imbitubense Felippe Prates é o novo presidente da Vertical de tecnologia do LIDE SC

ZAP Denúncia: Procon de SC lança canal direto para o consumidor Próximo

ZAP Denúncia: Procon de SC lança canal direto para o consumidor

Deixe seu comentário