logo RCN
Geral

“Ninguém a atacou”; soldado russo deserta para a Ucrânia e se junta a Freedom for Russia Legion

  • (Na imagem Soldado russo "Silver", que desertou para a Ucrânia - Reproduação/I Want to Live Proje - “Ninguém a atacou”; soldado russo deserta para a Ucrânia e se junta a Freedom for Russia Legion

Crimes de guerra sistemáticos, execuções extrajudiciais, espancamentos e roubos o motivaram a colaborar com a Ucrânia. Ministério da Defesa russo ainda não deu sua versão dos fatos

A deserção do soldado russo conhecido como “Silver” para a Ucrânia causou grande comoção. O jovem siberiano de 24 anos, foi membro da unidade russa “Storm” antes de se juntar à “Freedom for Russia Legion” e desertar para as forças ucranianas. 

Durante a sua trajetória militar, Silver participou de batalhas na área de Avdiivka, no leste da Ucrânia, e forneceu informações valiosas à Ucrânia, incluindo a localização e planos das forças russas. Ele também teria ativado dispositivos explosivos contra o quartel-general de sua unidade, resultando em ferimentos graves em seu comandante e outros oficiais superiores, conforme relatado pela Freedom for Russia Legion.

“Eu queria servir no Exército, fiz um juramento para proteger minha pátria. Minha pátria está lá [na Rússia] e ninguém a atacou. Eu não queria servir pela Rússia durante a guerra e não queria morrer por Putin“, disse Silver. 

Segundo a Inteligência da Defesa, Silver disse que crimes de guerra sistemáticos, abusos dentro da sua unidade, incluindo execuções extrajudiciais, espancamentos e roubos na unidade de ocupação foram fatores que o motivaram a colaborar com a Ucrânia. 

A operação para extrair Silver da linha de combate, chamada “Ocheret”, envolveu medidas complexas para garantir sua segurança, e ele agora está passando por treinamento básico com a Freedom for Russia Legion. A Inteligência de Defesa ucraniana destacou que a deserção de Silver proporcionou informações cruciais sobre as forças russas, contribuindo para o planejamento militar ucraniano.

Ministério da Defesa russo ainda não confirmou os detalhes do incidente e as alegações feitas por Silver.

Por redação RSC, com informações da CNN


Santa Catarina enfrenta frio intenso e geadas ao longo da semana Anterior

Santa Catarina enfrenta frio intenso e geadas ao longo da semana

Polícia Civil deflagra operação contra apologia ao nazismo em Laguna Próximo

Polícia Civil deflagra operação contra apologia ao nazismo em Laguna

Deixe seu comentário